Leia mais
Cahoeira do Araripe/PA: Marajó cultua a memória do padre Giovanni Gallo
Arqueologia: Escavação no Pará reacende debate sobre alvorada de civilização amazônica
Belém/PA: Bairro histórico respira tranquilidade
Luanda, Angola: Angola organiza colóquio internacional sobre reino do Congo
São paulo/SP: Copan terá vistoria a cada 3 horas com chegada do megatatuzão
Painel
Painel

 
Praia Grande: Restauração da Capela de Nossa Senhora da Guia
Mônica Yamagawa
fevereiro/2005
 
Após a visita técnica, realizada no dia 10 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Praia Grande iniciou o processo para restauração da Capela de Nossa Senhora da Guia, erguida na década de 1950 e localizada próxima ao portal de entrada da cidade.

A primeira etapa constituirá na pesquisa iconográfica e documental do bem cultural, para que seja possível resgatar maiores informações sobre a estrutura original da construção. Entre as contribuições para pesquisa, estão a de Sérgio Soares, um dos descendentes da família responsável pela construção da capela, colocou à disposição da Prefeitura as fotografias de famílias das cerimônias de batismo realizadas no local.

O imóvel sofreu várias intervenções, em sua maioria, inadequadas do ponto de vista histórico, a maior delas em 1994: substituição do piso original, aplicação de azulejos na parte interna e construção de um cômodo anexo na área externa.

Não há prazo para a clonclusão da restauração, porém, segunda a Prefeitura garante a divulgação pública das etapas concluídas. Com relação as imagens sacras, após limpeza, serão encaminhadas para São Paulo para serem restauradas.

Conforme relatos orais, em 1894, um pequeno templo em homenagem a Nossa Senhora da Guia, pelo banqueiro e proprietário de terras José Pereira Soares, como cumprimeiro de uma promessa pela recuperação de uma filha doente e teria sido ampliada em 1958, com uma estrutura próxima ao modelo hoje existente. Segundo Manoel Carlos Peres, Secretário de Cultura e Eventos, há dez anos atrás a Romaria dos Tropeiros passava pela capela, para a bênção aos romeiros: ‘‘Até hoje, eles fazem o roteiro no primeiro sábado de dezembro. Porém, não passam mais pelo monumento’’. A imagem de Nossa Senhora da Guia, roubada na década de 1960 e posteriormente, encontrada por um comerciante, em uma feira no Rio de Janeiro, que trouxe a imagem de volta para a capela.
 
FONTE: A Tribuna Digital