Leia mais
Veranópolis/SP: Projeto prevê restauração da Casa Saretta
Belo Horizonte/MG: Praça Rui Barbosa recebe réplicas de estátuas originais
Caruaru/PE: Feira de Caruaru pode virar "Patrimônio Imaterial"
Rio Claro/SP: Secretaria tenta recursos para reformar Centro Cultural
Notas Interessantes
Painel
Painel

 
Santos/SP: Fams restaura desenho de autoria de Benedicto Calixto
Prefeitura Municipal de Santos
abril/2006
 
Um retrato de 1898, desenhado a carvão por Benedicto Calixto, cujas obras alcançam altas cifras no mercado especializado, colocou à prova o Setor de Restauro de Papéis da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams). “A peça chegou enrolada em papel, toda ressecada e oferecia resistência ao ser aberta”, diz Adélia Maria Casasco Alcover, responsável pelo trabalho de restauro do suporte (papel).

Segundo Adéilia, este é um dos processos mais delicados de recuperação realizado pela Fams, por se tratar de uma obra com mais de 100 anos. O setor é o único em Santos a realizar restauro de papéis de qualquer natureza.

O trabalho, que demorou cerca de 40 dias para ficar pronto, pertence ao professor de história João Tadeu Bastos da Silva, que soube por acaso do importante serviço de restauro de papéis realizado pela Fams. O desenho retrata a imagem de Zeferino Antonio Soares, tio de Benedito Calixto, importante homem público de Itanhaém, no século passado.

“O quadro ficava pendurado na sala da casa de minha avó, em Itanhaém, e ela não tinha nem idéia de quem era aquele homem retratado na parede”, comenta João Tadeu, que depois do falecimento de sua avó e de seu pai, resolveu restaurar a quadro, sabendo do grande valor artístico das obras de Calixto, importante pintor do litoral paulista no século XIX.

RESTAURO
O Setor de Restauro de Papéis da Fams está capacitado a promover a recuperação de qualquer tipo de papel, inclusive revistas, livros e documentos. Os interessados devem levar o material para avaliação ao Arquivo Intermediário (Rua do Comércio, 87), que funciona das 9 às 17 horas. A mão de obra não é cobrada, mas a Fams solicita a doação de materiais necessários para uso do laboratório.

Dentre os trabalhos já realizados pelo setor destacam-se o restauro de uma bíblia do século XIX e do livro Málaca Conquistada, de 1600, que foi totalmente reinfibrado, pois as folhas apresentavam furos causados pela ação de traças e carunchos.

FONTE: