Leia mais
Belém/PA: Exposição mostra os bastidores dos museus paraenses
Rio de Janeiro/RJ: Polícia investiga casos de roubo de imagens sacras no estado
Livro capta R$ 1,1 mi, pede doação e sai por R$ 280
Santos/SP: Hotéis expõem postais da Fams sobre o Outeiro de Santa Catarina
Goiânia/GO: Museus goianos investem em qualificação profissional
Painel
Painel

 
Estrada Real: Trajeto original da Estrada Real sinalizado até junho de 2006
Mauricio Campos Wanderley Reis. Instituto Estrada Real
março/2006
 
O Instituto Estrada Real e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto darão início, em 1º de abril, às inaugurações dos marcos de sinalização turística instalados nos trechos da Estrada Real que cortam os distritos ouropretanos. Em 1º de abril, a partir das 14h30min, acontecerá a solenidade de inauguração dos marcos de Lavras Novas.

No dia seguinte (02/04), no mesmo horário, serão inaugurados os marcos do distrito de Chapada. Sempre a partir das 14h30min, acontecerão as inaugurações dos marcos de Cachoeira do Campo (08/04), Miguel Burnier (29/04) e Engenheiro Corrêa (30/04). Em maio, serão inaugurados os marcos turísticos dos distritos de Santo Antônio do Leite (06/05), Glaura (07/05) e São Bartolomeu (20/05).

Também foram instalados 14 marcos no município de Bom Jesus do Amparo e estão sendo instalados 43 marcos entre no trecho da Estrada Real que liga Caeté a Cocais e Caeté a Sabará, passando por Morro Vermelho, 14 marcos em Alfredo Vasconcelos e 14 marcos no trecho entre Ressaquinha e Barbacena. Cada marco traz informações necessárias aos turistas, como município mais próximo à esquerda e à direita, localização por GPS, distâncias em quilômetros, altitude, atrativos locais e telefones úteis.

A inauguração faz parte do cronograma de instalação dos marcos, elaborado pelo Instituto Estrada Real e as 177 prefeituras dos municípios da Estrada Real, que prevê o término da colocação dos 1.926 marcos nos 1.400 quilômetros do trajeto histórico até o final de junho de 2006.

Convênios

O Instituto Estrada Real também firmou convênios com o Governo do Estado de Minas Gerais e o Ministério do Turismo, para assegurar a instalação de sinalização nas rodovias federais e estaduais que cortam ou levam aos municípios mineiros, paulistas e fluminenses da Estrada Real até o final de dezembro de 2006.

Para maior conforto dos turistas que pretendem percorrer a Estrada Real, seja a pé, de bicicleta, cavalo, motocicleta ou carro, o Instituto Estrada Real colocará nas bancas em abril o Guia Turístico da Estrada Real, com informações sobre atrativos turísticos, meios de hospedagem e de alimentação de todos os municípios que compõem o roteiro histórico.

FONTE: Enviado por e-mail.