Leia mais
Bauru/SP: Abandonada, Casa da Eny recebe vistoria de Defesa do Patrimônio
Caruaru/PE: Feira de Caruaru pode virar "Patrimônio Imaterial"
São Nicolau/RS inicia restauração de prédio histórico
João Pessoa/PB: Funjope capacita pessoal para mapear o patrimônio cultural de João Pessoa
Santos/SP: Aquário atrai milhares de pessoas na reabertura
Painel
Painel

 
Rua do Comércio se transforma para minissérie JK
Prefeitura Municipal de Santos
novembro/2005
 
Está quase tudo pronto para a gravação da minissérie global JK, que acontece neste sábado (12) e domingo (13), na Rua do Comércio, entre os números 99 e 150, no Centro Histórico, com participação dos atores Wagner Moura (JK jovem) e Débora Falabella (Sarah jovem), entre outros. O trabalho de cenografia, iniciado na quarta-feira e previsto para terminar na noite dessa sexta-feira (11), transforma a rua em cenário que retrata Belo Horizonte nas décadas de 1910 e 1920.

No primeiro dia, cerca de 25 pessoas trataram da pintura das fachadas dos estabelecimentos comerciais, e ontem foram colocados os primeiros toldos, muito usados na época, bem como a iluminação e os letreiros para identificar o armazém, confeitaria, livraria, oficina, loja de móveis e uma casa de café. Segundo o cenógrafo Fábio Gomes, 80% do material veio pronto do Rio de Janeiro, como por exemplo, as placas, os móveis e adereços.

Apesar do cenário, a maior parte das cenas será gravada com os personagens principais dentro do bondinho, "o grande charme dessas gravações na Cidade", explica o cenógrafo. Serão 10 cenas mostrando a chegada de JK, ainda jovem, a Belo Horizonte, depois de partir de Diamantina. Além de Santos, as cidades de Tiradentes, Diamantina e Rio foram cenários para as externas.

OUTROS ATORES
Segundo a assessoria de imprensa da Rede Globo, também participam das gravações os atores Caco Ciocler (Leonardo Faria), Rosanne Holland (Maria Luisa Lemos), Louise Cardoso (D. Luizinha Lemos), Dan Stulbach (Zinque), Deborah Evelyn (Salomé) e Ranieri Gonzalez (Alkimin).

As cenas gravadas em Santos poderão ser vistas em janeiro, quando a minissérie vai ao ar. Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral são os autores da trama, com direção de Dennis Carvalho. Dividida em três fases, a história contará o nascimento, a infância, o ingresso na faculdade de Medicina, a vida política, o exílio e o acidente fatal de carro.

FONTE: Website Oficial da Prefeitura Municipal de Santos.