O total de 7.910 pessoas visitou no ano passado a Sala de Leitura Catarina de Aguillar, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), situada na Rua Visconde do Rio Branco, 48, o que representa um aumento de 13% em relação a 2004. O maior movimento decorreu das novas parcerias firmadas pela Fams para projetos culturais, educacionais e sociais. Dentre as instituições destacam-se o Cecon Morro da Penha, Projeto Educacional de Conscientização e Orientação (Proeco), Gota de Leite, Sesi e Faculdade de História da UniSantos.
Também no ano passado, a sala de leitura passou a oferecer monitoria para roteiros no Centro Histórico e visitas à Casa de João Éboli, construída sobre o Outeiro de Santa Catarina, onde funciona a sede da Fams. O movimento de visitantes no outeiro vem crescendo regularmente, segundo os monitores.
A sala de leitura tem um acervo de 2.628 livros especializados em história do Brasil e de Santos, além de revistas e os principais jornais, que ficam à disposição do público. Seis técnicos se revezam no atendimento. Segundo José Dionísio de Almeida, funcionário da Fams, o serviço é sempre reciclado. "Estamos estudando a ampliação do acervo com a aquisição de novos títulos".
Há ainda uma hemeroteca com cerca de 10 mil recortes de jornais, revistas e outras publicações sobre assuntos relacionados à história e à cultura da Cidade. A Sala de Leitura Catarina de Aguillar funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
FONTE: Prefeitura Municipal de Santos
|