Promessa era entregar a obra até março deste ano, mas patrimônio histórico continua abandonado
A tão anunciada obra de revitalização da "Usina Velha" de Dourados, foi adiada pela Secretaria Estadual de Cultura. Em julho do ano passado, o secretário Sílvio Nucci , esteve em Dourados e anunciou que a revitalização da Usina seria concluída em março deste ano, no entanto, as obras sequer começaram.
O arquiteto responsável pelo projeto de revitalização, Mário Sobral Costa, informou que a reforma ainda está fase de licitação e não tem data prevista para ser iniciada. Já o secretário Sílvio Nucci, não foi localizado para falar do porquê do atraso no cronograma.
A demora é motivo de preocupação para a classe artística de Dourados, que aguarda ansiosa a criação de um espaço cultural no município. O programa de restauração e revitalização da "Usina Velha", pretende transformar as ruínas do prédio num lugar onde os artistas locais e a história da cidade terão espaços para a interação com o público. O projeto de restauração está orçado em R$ 1,7 milhão, dinheiro que conforme o secretário de Cultura, Sílvio Nucci, já estava liberado, por meio de uma parceria com o Banco do Brasil.
A reportagem de O PROGRESSO, esteveno local e pôde constatar que além das obras que não começaram, as ruínas estão servindo de criadouro para o mosquito da dengue, pois há muita água acumulada nas cavidades feitas no chão da antiga Usina, que foi construída na década de 30, mas que entrou em funcionamento na década de 40, sendo desativada cerca de 10 anos depois, com a chegada das linhas de transmissão de energia.
Para ler o artigo na íntegra, clique:
Reforma da "Usina Velha" é adiada