Leia mais
Novo programa da Unesco impulsiona indústrias culturais
Rio Grande da Serra/SP: Capela de Sta.Cruz é reinaugurada após restauração
VItória/ES: Fafi voltará a ter suas cores originais depois de reforma
Avaí/SP: Fogo destrói casa de aldeia em Avaí
Santos/SP: Museu do Bonde recebe doação de apitos metálicos
Painel
Painel

 
Educação: projeto vai capacitar 990 professores e levar 29.000 alunos à Pinacoteca
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
setembro/2005
 
O programa Bem-Vindo Professor, parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Cultura, completa três anos. A cerimônia de comemoração será nesta quinta-feira, 1º de setembro, às 10h, no Memorial da América Latina.

O programa capacita professores de Arte, Língua Portuguesa e História do Ensino Médio com encontros na Pinacoteca do Estado, oferece visitas monitoradas e atividades artísticas e pedagógicas aos alunos e distribui para as bibliotecas das escolas material de apoio pedagógico.

Em 2005, o Bem-Vindo Professor vai abranger 330 escolas de 11 Diretorias de Ensino. Serão capacitados 990 professores e coordenadores pedagógicos em dois encontros, cada um com 8 horas de duração. Além disso, 29.040 alunos farão visitas ao acervo da Pinacoteca do Estado, monitoradas por educadores. Este ano, o material de apoio ao professor será distribuído para todas as escolas da rede estadual.

São reproduções de duas obras selecionadas do acervo do museu, acompanhadas por um texto com orientações para a utilização das obras de arte como recurso educativo na sala de aula. Desde o início do projeto, em 2003, a Secretaria de Estado da Educação já investiu R$ 1.891.060 no programa.

O Bem-Vindo Professor faz parte de um programa mais amplo, o Caminho das Artes, composto de projetos e ações destinados a oferecer aos alunos das escolas estaduais uma formação plural e ampliar a participação sócio-cultural de crianças e jovens.

Além da capacitação dos professores e das visitas de alunos a museus, o programa inclui a encenação de peças teatrais em cidades do Estado de São Paulo, participação de alunos e educadores em apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado, exibição de filmes brasileiros e a produção de material pedagógico para orientar os educadores na realização de trabalhos multidisciplinares nas escolas estaduais.

FONTE: Texto na íntegra publicado no Website Oficial do Gosverno do Estado de São Paulo.