Leia mais
Içara/SC: Iphan acompanha a vistoria na Casa de Turma que será restaurada
Unesco critica demora na adoção de Convênio internacional
São Paulo/SP: Conselheiros dão voto de confiança à diretoria do Masp
Rio de Janeiro/RJ: PF começa na quarta-feira a visitar sete museus para fazer plano de segurança
Mirassol/SP entrega processo para tombar Cine Theatro São Pedro
Painel
Painel

 
Espanha: Escultura de 38 toneladas desaparece na Espanha
ANSA (Madri). Folha Online: Ilustrada
janeiro/2006
 
Uma escultura de aço de 38 toneladas do artista norte-americano Richard Serra, de propriedade do museu Rainha Sofia de Madri, desapareceu misteriosamente há dois meses. A Brigada do Patrimônio Histórico iniciou uma investigação. A notícia, divulgada hoje pela imprensa espanhola, foi confirmada por fontes da polícia.

A obra, uma composição em aço formada por dois blocos de medidas diferentes da série Equal-Parallel intitulada "Guernica-Bengasi", foi comprada pelo museu Rainha Sofia em 1987 por 36 milhões de pesetas, quase 200 mil euros atuais, e devido às suas dimensões foi mantida em um depósito privado. Em 1990, foi exposta no museu e novamente desmontada e transferida para outro depósito. Esta foi a última vez que foi vista.

Com a chegada da nova diretora do museu, Ana Martinez de Aguilar, em 2004, iniciou-se um projeto de inventário de todas as propriedades e depósitos do museu e foi cogitada a exposição permanente da grande escultura de Serra. Diante dos pedidos do museu e do Ministério da Cultura espanhol, o proprietário da empresa titular do depósito, falida e refundada com uma nova razão social, não forneceu explicações satisfatórias sobre a escultura. Após uma auditoria interna, o caso acabou nas mãos da Brigada do Patrimônio Histórico, que iniciou uma investigação.

Para ler o artigo na íntegra, clique: