A Prefeitura vai intervir na Praça de Esportes Marina Magalhães Santos Silva, no sopé do Morro do São Bento, Valongo, hoje um espaço deteriorado e invadido por desocupados. O objetivo da Administração Municipal é utilizar o equipamento com eventos previamente agendados, vigilância 24 horas da Guarda Municipal e envolvimento da comunidade. Está prevista a construção de um canil da Guarda Municipal, além de anexo do Departamento de Administração Regional dos Morros (Dear-M), para agendar as atividades.
A reforma, orçada em R$ 60 mil, envolverá vários órgãos municipais, sob coordenação do Dear-M, vinculado à Secretaria de Governo (Segov). A Semes vai dar apoio aos campeonatos, a Seosp cuidará da reforma da parte elétrica e a Semam, da limpeza e paisagismo. A Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Segurança (Seseg) iniciaram na quarta-feira (1º) a retirada de desocupados.
Nessa quinta-feira (2), funcionários da Terracom lavaram a praça esportiva, além de retirar o mato na encosta do morro. O pessoal da Coopeart, que atua em conjunto com o Dear-M, responderá pela maior parte da reforma, que deve ser concluída em 90 dias.
O QUE VAI MUDAR
As novas construções, ao lado do campo de areia de 1.100 m², abrigarão o canil da Guarda Municipal e a sala de plantão da corporação. São no total 200 m² de área construída. Haverá troca de alambrados dos dois campos e instalação de tela de cobertura, o que impedirá a entrada de vândalos. Arquibancadas, pisos, vestiários, banheiros serão recuperados.
A iluminação, em grande parte destruída, ganhará 20 novos refletores, garantindo a prática de esportes à noite. A área de vegetação natural do morro terá tratamento paisagístico da Semam.
A praça esportiva Marina Magalhães Santos Silva foi inaugurada em novembro de 2000, substituindo a chamada “cracolândia”. Dois anos depois, precisou de nova remodelação. O mau uso do espaço e a ação de vândalos voltaram a destruir o equipamento.
FONTE:
Prefeitura Municipal de Santos