Leia mais
Portugal: “Estes monumentos atraem as pessoas”
São Paulo/SP: Ciclo de conferências discute o erotismo na arte e na cultura
Congresso Internacional sobre Museus e Tesouros reúne especialistas europeus em Beja
Recife/PE: Iphan tomba Casa de Vidro e registra o Frevo como Patrimônio Imaterial em Recife
Recife/PE: Faculdade Maurício de Nassau inaugura Instituto do Frevo nesta segunda
Painel
Painel

 
Bairro da Luz, São Paulo: restauração da Praça Coronel Fernando Prestes
Mônica Yamagawa
julho/2005
 
Juntamente com a Praça da República e a da Sé, a Praça Coronel Fernando Prestes, será restaurada, porém, diferentemente das anteriores, nesse caso será utilizado a verba do BID (Bando Interamericano de Desenvolvimento), pois a Região do Bairro da Luz, está incluída no Programa Monumenta.

Enquanto as duas primeiras mencionadas, apesar dos problemas, mantém a sua função original, a terceira pode ser descrita como um grande estacionamento, dada a quantidade de veículos no local, dificultando a passagem dos pedestres.

A previsão para a conclusão das reformas é fevereiro de 2006 e deverá incluir o rebaixamento dos canteiros de plantas, atualmente utilizadas pelos moradores de ruas como “camas” para pernoite; implantação de novos sistemas de iluminação; os brinquedos do parque infantil deteriorados serão recuperados e ampliados o número de bancos para descanso.

A área é circundada por edifícios históricos importantes, da Antiga Escola Politécnica, atualmente ocupados pelo Arquivo Municipal e a Escola Técnica Federal Paula Souza, assim como por um inusitado jardim em estilo japonês em frente ao prédio da Polícia Militar.

Partindo da Praça Coronel Fernando Prestes, é possível, em percurso a pé (utilizando a passagem da Estação Tiradentes do Metrô), visitar o Museu de Arte Sacra e a Igreja Nossa Senhora da Luz e o Quartel da Luz “Batalhão Tobias de Aguiar”. Seguindo em direção da Estação da Luz pela Avenida Tiradentes (cerca de três quadras), passando pelo Arco de Pedra, parte do Antigo Portal do Presídio Tiradentes, o visitante chega à Pinacoteca do Estado, Jardim da Luz, Estação Ferroviária da Luz, estes, em frente à Igreja de São Cristóvão e parte do antigo Seminário Episcopal, de lá, é possível atingir a Estação Pinacoteca, parte do complexo da Sorocabana, onde funcionou o DOPS e a Estação de Concerto Júlio Prestes. Outra alternativa é sair da praça seguindo a Rua Três Rios, para visitar a Oficina Oswald de Andrade, instalado na Antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo.

FONTES:
•Folha de São Paulo, Cotidiano.
•BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.
•GUIA FIQUE EM SÃO PAULO NO FIM DE SEMANA. São Paulo: Publifolha, AF Comunicações, 2001.
•KAMIDE, Edna Hiroe Miguita & PEREIRA, Tereza Cristina Rodrigues Epitácio. Patrimônio Cultural Paulista: CONDEPHAAT bens tombados, 1968-1998. 1ª. Edição. São Paulo: Imprensa oficial do Estado, 1998.
•REGIÃO TIRADENTES. São Paulo: Instituto Cultural Itaú, Cadernos Cidade de São Paulo, 1994.