Leia mais
O OTL - PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES DO INSTITUTO PORTUGUÊS DA JUVENTUDE
MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS. BELO HORIZONTE/MG
CENTRO DE MEMÓRIA BUNGE. SÃO PAULO/SP
MAST/MCT - MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS, RIO DE JANEIRO/RJ
FUNDAÇÃO ARQUIVO E MEMÓRIA DE SANTOS. SANTOS/SP
Iconografias
Iconografias

 
A ARTE DE CUIDAR E CONSERVAR LIVROS
Marina Mayumi Yamashita e Fátima Aparecida Colombo Paletta1
 
A preocupação pela conservação de documentos, todo mundo sabe, não é novidade: suas origens situam–se há mais ou menos 4.000 anos, quando os povos da Mesopotâmia conservavam em tabuletas de argila cuidadosamente organizadas, registros contábeis, contratos, etc.

Apesar do tempo transcorrido e dos impressionantes avanços tecnológicos das ultimas décadas, não se conseguiu, ainda, conscientizar o ser humano da importância da conservação do material bibliográfico.

As marcas do tempo em nossa pele é um registro de história, com o material bibliográfico, ocorre o mesmo; todos os documentos possuem o que se pode chamar de “vida útil”, ou seja, o período que se estende desde a sua criação até quando deixa de apresentar condições físicas para a consulta. Os critérios para manusear um documento são determinantes para uma maior vida útil e permanência no acervo. Recomenda-se, portanto, a adoção de normas e procedimentos básicos de conservação.

Quem em sua casa, escritório, biblioteca, arquivo, não possue um lugar honorífico para os livros? Não seria bom se as obras estivessem conservadas para gerações futuras?













Algumas Dicas de Como Cuidar dos Livros






Evite tirar os livros da estante puxando pela borda superior da lombada, isto danifica a encadernação.










A forma correta é empurrando os volumes laterais, retirando o exemplar desejado pelo meio da lombada.










Nunca umedecer os dedos com saliva ou qualquer outro tipo de líquido para virar as páginas de um livro pois esta ação pode desencadear reações ácidas (manchas). O ideal é virar pela parte superior da folha.










Não fumar, beber ou comer, pois atraem insetos.










Nunca usar fitas adesivas, a fita perde seu poder de adesão e o papel fica manchado.










Não dobrar o papel (orelha), pois ocasiona o rompimento das fibras.










Evite apoiar os cotovelos sobre os livros, isso pode romper a lombada.










Não empilhar muitos livros.










Não sublinhe ou destaque textos. Dependendo do tipo de material ou caneta usado para tal, é, muitas vezes, impossível removê-los.











Não use clipe metálicos e marcadores no livro. Esses materiais enferrujam deixando marcas difíceis de serem removidas.








A leitura nos leva a um mundo mágico, a um momento único, a uma viagem sem fim..., portanto, vamos conservar e cuidar de nossos livros para que gerações futuras possam também ter acesso a esse mesmo mundo mágico que é LER.









Referências bibliográficas



Paletta, F. A. C. & Yamashita, M. Y. Manual de higienizacao de livros e documentos encadernados. São Paulo: HUCITEC, 2004.

Paletta, F. A C. & Yamashita, M. Y. Preservação do patrimônio documental e bibliográfico com ênfase na higienizacao de livros e documentos encadernados. São Paulo, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso – FESPSP.
 
1 Bibliotecárias da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP. DIVISÃO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO. DO CONJUNTO DAS QUÍMICAS - DBDCQ. Av. Prof. Lineu Prestes, 950 - Cidade Universitária. 05315-970 - São Paulo - SP - Brasil. Fone: (0xx11) 3091-3859 - Fax: (0xx11) 3812-8194.