Leia mais
MUSEU DO IMIGRANTE. BENTO GONÇALVES/RS
MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO PREFEITO ANTONIO SANDOVAL NETTO. PRESIDENTE PRUDENTE/SP
FUNDAÇÃO ARQUIVO E MEMÓRIA DE SANTOS. SANTOS/SP
MUSEU DA CASA BRASILEIRA - ÚNICO DO BRASIL ESPECIALIZADO EM DESIGN E ARQUITETURA, SÃO PAULO/SP
MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS. BELO HORIZONTE/MG
Iconografias
Iconografias

 
MUSEU DA CASA BRASILEIRA - ÚNICO DO BRASIL ESPECIALIZADO EM DESIGN E ARQUITETURA, SÃO PAULO/SP
Menezes Comunicação
 

Fachada do Museu da casa Brasileira
Imagem: Gal Oppido


O Museu da Casa Brasileira é o único do país especializado em design e arquitetura e se tornou uma referência nacional e internacional nesses temas. Entre o público especializado, sua iniciativa mais conhecida é o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, que vem sendo realizado desde 1986 e está em sua 20ª edição este ano. Para o público em geral, o que vem à mente das pessoas quando se fala nele é a sua sede, numa localização privilegiada, uma mansão da década de 40, quase no cruzamento das avenidas Faria Lima e Cidade Jardim, um verdadeiro oásis no meio dos prédios da região, com seu jardim de 6.600 metros quadrados.

Integrante da rede de museus mantidos pelo governo estadual e vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, o MCB foi criado em 1970, com a denominação de Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro. Recebeu o nome atual em 1971, por sugestão de Sérgio Buarque de Holanda, quando era dirigido pelo historiador Ernani da Silva Bruno.

Em 1972 o Museu ganhou sua sede, a mansão em estilo neoclássico construída entre 1942 e 1945 para abrigar a residência do ex-prefeito de São Paulo (1934 - 1938), Fábio da Silva Prado, e sua esposa Renata Crespi Prado. O projeto, do arquiteto paraense Wladimir Alves de Souza, reproduz as linhas do Palácio Imperial de Petrópolis. Sua construção testemunha a expansão urbana da primeira metade do século XX em São Paulo, quando as elites paulistanas saíram do centro em direção aos bairros-jardins.




Fachada Museu da Casa Brasileira - frontão
Imagem: Gal Oppido




O casal viveu na residência durante 18 anos, e transformou-a num local de grandes recepções oficiais. Com a morte de Fábio Prado, sem herdeiros, Renata Crespi acabou por deixar a casa e em 1968 transferiu sua posse à Fundação Padre Anchieta. A Fundação, por sua vez, cedeu o prédio em comodato à Secretaria de Estado da Cultura.

A vocação para o design e a arquitetura se delineou na gestão do publicitário Roberto Duailibi, que instituiu o Prêmio Design, e foi reforçada na gestão do arquiteto Carlos Bratke, sucedido pela também arquiteta Marlene Acayaba. A atual diretora, Adélia Borges, jornalista e curadora, assumiu o cargo em maio de 2003. Ela imprimiu um novo ritmo às atividades do museu, com a multiplicação das exposições temporárias, primorosas pela alta qualidade, trafegando entre o design erudito e popular, e as diversas manifestações da arquitetura. Em 2005, a visitação chegou a 105.978 pessoas, o que significou um aumento de 527% em relação a 2003 (total de visitantes de 20.089) e de 142% em relação a 2004 (total de 74.513 visitantes).





Acervo permanente

O acervo do Museu da Casa Brasileira é constituído sobretudo de móveis representativos da evolução do mobiliário no Brasil desde o século 17 até o final do século 20. Há também objetos utilitários, como os utensílios em cobre vindos do ateliê do pintor Pedro Alexandrino (que viveu em São Paulo no século 19); esculturas em bronze de J. B. Ferri. Atualmente o acervo é apresentado na exposição “O Móvel da Casa Brasileira”.





Coleção Crespi Prado

O casal Fábio Prado e Renata Crespi Prado conseguiu reunir em sua residência uma valiosa coleção de peças utilitárias e objetos de arte. Depois de anos em locais privados, com acesso restrito, parte desse acervo retornou ao seu espaço original em 1996. Entre as peças da coleção, estão o busto de Renata Crespi feito pelo escultor Victor Brecheret; telas de Andrea Locatelli; o óleo sobre tela “Floresta e o Veado”, de Cândido Portinari; o pastel “O Negrinho”, de Almeida Junior; e uma série de 12 litografias de Lluchr Desmons, retratando o Rio de Janeiro no século 19. A exposição da coleção Crespi Prado resgata um momento da história paulistana mostrando um perfil de sua elite nos anos 40/50, ou seja, como vivia, o que consumia, etc.



Busto Renata Crespi
Imagem: Gal Oppido





Usos e costumes da casa brasileira

Faz parte do acervo do Museu o “Fichário de Equipamentos, Usos e Costumes da Casa Brasileira”, elaborado sob a coordenação do historiador Ernani Silva Bruno, seu primeiro diretor. O trabalho é um levantamento minucioso de dados sobre os usos e costumes da casa brasileira desde o século 16. São 28.800 fichas compreendendo 24 temas, como alimentação, construção, costumes domésticos e mobiliário, entre outros. As fichas deram origem a uma coleção de livros com cinco volumes. Desde o dia 13 de setembro de 2005, o novo site do Museu () traz de forma digital as 28 mil fichas manuscritas recolhidas na década de 1970 em relatos de viajantes, literatura ficcional, inventários e testamentos de famílias. Também disponível em CD-ROM, este projeto do Acervo Virtual foi patrocinado pela Petrobras.



Hall do Museu da Casa Brasileira
Imagem: Gal Oppido






Jardim

Bancos espalhados pelo jardim permitem ao freqüentador do Museu da Casa Brasileira um momento de contemplação e calma dentro do cotidiano nervoso da metrópole. Nos 6.600 metros quadrados, há uma clareira central gramada, ladeada por mais de duas centenas de árvores. Há ainda uma trilha para caminhadas.




Jardim do Museu da Casa Brasileira
Imagem: Cristiano Rojas






Restaurante Quinta do Museu

Instalado numa área privilegiada, com vista para o amplo jardim, o restaurante Quinta do Museu oferece uma seleção de pratos da culinária brasileira, e também pratos internacionais, massas, saladas e lanches. Tel. 11 3031-0005



Livraria ProLivros

Única livraria do país especializada em arquitetura e design, a ProLivros tem em estoque mais de 2.000 livros publicados pelas mais diversas instituições, desde grandes editoras a universidades e institutos, além de revistas e periódicos. A maioria dessas obras não é encontrada em outros pontos de venda. Tel. 11 3034-2627



Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
Jardim Paulistano
São Paulo/BR
Tel. 11 3032-3727



Fachada do Museu da Casa Brasileira
Imagem: Romulo Fialdini