Leia mais
MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS. BELO HORIZONTE/MG
MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO PREFEITO ANTONIO SANDOVAL NETTO. PRESIDENTE PRUDENTE/SP
MAST/MCT - MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS, RIO DE JANEIRO/RJ
FUNDAÇÃO ARQUIVO E MEMÓRIA DE SANTOS. SANTOS/SP
O OTL - PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES DO INSTITUTO PORTUGUÊS DA JUVENTUDE
Iconografias
Iconografias

 
MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS. BELO HORIZONTE/MG
Maíra Freire Naves Corrêa1
 

Visão externa do MAO




O Museu de Artes e Ofícios (MAO) foi aberto ao público em 10 de janeiro deste ano com um acervo de aproximadamente 2.200 peças que, juntamente com a vasta iconografia e os textos cuidadosamente estruturados, despertam o olhar de seus visitantes para os diferentes saberes e condições de trabalho das diversas tecnologias patrimoniais encontradas no Brasil da época pré-industrial.

A coleção foi iniciada pelo empresário Flávio Gutierrez há mais de 40 anos, que incutiu em sua filha, hoje também empresária, Ângela Gutierrez o gosto por peças que “não estavam nas salas de visita, mas nos porões, barracões, cozinhas e galpões abandonados das fazendas que visitávamos”.

Desta forma, podemos dizer que as peças hoje expostas demonstram a rusticidade, a simplicidade, a habilidade e a sabedoria que faziam, em alguns lugares ainda fazem, dos trabalhadores pré-industriais no Brasil verdadeiros mestres.



Galeria A – Ofícios do Comércio : Carregador



Em vinte dias de funcionamento o MAO recebeu mais de 4.000 visitantes de diversas idades e classes sociais, sem agendamento de grupos, porém com a entrada gratuita. As crianças entendem como seus avós e bisavós trabalhavam e quais os serviços e produtos eram disponíveis a eles, interagem com os multimídias com grande facilidade e empolgação. Os mais velhos relembram um mundo que praticamente desapareceu e que eles testemunharam em pleno funcionamento. Destas pessoas o MAO recebe os mais calorosos elogios e preciosas contribuições: correções e variações de nomes das peças, explicações sobre seus funcionamentos e doações chegam à coordenação com freqüência.



Galeria B – Ofícios do Fio e do Tecido : Fiandeira, Tecelã, Rendeira e Costureira



Para atender ao público o museu conta com estacionamento próprio, acesso a portadores de deficiência, folhetos e catálogos, além de área reservada a exposições temporárias e eventos. Em abril deste ano o MAO já deverá disponibilizar também uma loja de produtos variados e um café.

A partir do dia 10 de fevereiro o MAO passará a cobrar ingresso, porém aos sábados a entrada continuará gratuita para todos.

Cadeira de Dentista






Balança de Ourives







Horários de funcionamento
Terça, quinta e sexta –feira
Das 12h às 19h

Quarta-feira
Das 12h às 21h

Sábados e domingos
Das 11h às 17h


Horários especiais para atendimento a grupos, entre em contato por telefone (31) 3248 8600



Preços de ingressos
Inteira: R$ 4,00
Meia: R$ 2,00
(Válida para estudantes com apresentação de carteira escolar, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com identificação)
Sábado: Entrada gratuita para todos

Escolas públicas e ONGs
Entrada gratuita
(Válida com agendamento prévio)

Escolas particulares
Meia entrada
(Válida com agendamento prévio)

Entrada gratuita para crianças de até 5 anos.



Museu de Artes e Ofícios
Praça da Estação, S/N
Centro
Belo Horizonte, MG, Brasil
Tel: 55 31 32488600
 
1 Formada em turismo pela PUC -Minas, pós-graduada em Musealização e Patrimônio Cultural pela PUC-Minas, integrante da equipe do Museu de Artes e Ofícios desde 2003 como assistente da museologia.