Leia mais
CENTRO DE MEMÓRIA BUNGE. SÃO PAULO/SP
FUNDAÇÃO ARQUIVO E MEMÓRIA DE SANTOS. SANTOS/SP
MAST/MCT - MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS, RIO DE JANEIRO/RJ
MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO PREFEITO ANTONIO SANDOVAL NETTO. PRESIDENTE PRUDENTE/SP
MUSEU DO IMIGRANTE. BENTO GONÇALVES/RS
Iconografias
Iconografias

 
MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO PREFEITO ANTONIO SANDOVAL NETTO. PRESIDENTE PRUDENTE/SP
Iara Valim da Rocha1
 
A primeira iniciativa de criação de um museu na cidade foi tomada pelo então Prefeito Municipal Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, em 1944, como anexo à Biblioteca Municipal, atitude levada a efeito pelo Decreto-Lei n. 52, de 13 de dezembro daquele ano.

Coube ao Prefeito Antonio Sandoval Netto, pela Lei Municipal n. 420, a criação de fato do Museu Municipal, como parte das comemorações ao quadragésimo aniversário da cidade, em 12 de setembro de 1957.


Sede provisória.


No ano de 1974, pelo Decreto n. 2072, de 28 de maio, o então Prefeito Municipal Dr. Walter Lemes Soares nomeou uma Comissão Especial de Organização e Instalação do Museu Municipal. Após reuniões periódicas e preparatórias, a Comissão direcionou seu trabalho em três direções:


1. Conseguir um local para funcionamento e posteriormente uma sede definitiva;

2. Formular anteprojeto de estatuto da entidade com base nas congêneres no Estado de São Paulo;

3. Aquisição de acervo, por meio de doações, junto às famílias pioneiras da cidade.



Nessa primeira campanha, foram os primeiros doadores:

PROF. ERICH BENDRATH
JOSÉ TEIXEIRA LIBÓRIO
BENEDITO JOSÉ BERNARDES
CEL. MIGUEL BRIZOLA DE OLIVEIRA
RYIOSHI KODAMA
PAULO KRUGER SOARES MARCONDES
FAMÍLIA BATA
VIRGILIO DOS REIS
VIRGÍLIO ZANCHI FILHO
JOÃO COSTA
TIAGO FERREIRA DA CUNHA MARCONDES
RUBENS GONÇALVES
KAWAMURA KAZUITI
UNIÃO DE BANCOS BRASILEIROS
PREFEITURA MUNICIPAL
RÁDIO CAIUÁS DE PRESIDENTE PRUDENTE
LUIZ CASATI
AUGUSTO LERENO DE MEDEIROS
FAMÍLIA ARCANJO
CONGREGAÇÃO MARIANA
APARECIDA VIEIRA DE MEDEIROS SOUZA
PAULO CONSTANTINO
JOSÉ FRANCISCO FORTUNATO
JOÃO BOTOSSO
EDSON MAGALHÃES E MARIA NUNES CAVALCANTI
FAMÍLIA WALTER DE FARIAS MOTTA
DR. IVAN FORMOZINHO RIBEIRO
COLÉGIO CRISTO REI
ERONDINA CRUZ SILVEIRA DE BARROS
ELIAS FERNAINE
ÁGUIDA PÁDUA DE MEDEIROS
CÂMARA MUNICIPAL
FAMÍLIA JOÃO GOMES
DR. DOMINGOS LEONARDO CERÁVOLO





Fachada em 1977 e 2004.


Ainda em 1974, pela Lei Municipal n. 1740, o Museu Histórico Municipal foi transformado em Fundação. Finalmente em 26 de agosto de 1975, a Fundação Museu Histórico Municipal foi instalada em sede provisória, situada na rua Siqueira Campos, no trecho compreendido entre as ruas Pedro de Oliveira Costa e Ulysses Ramos de Castro.

Em 1977, foi completada sua estruturação jurídico-legal pelas disposições:

• Projeto de Lei n. 7418 de 12 de setembro de 1977, do Prefeito Paulo Constantino, solicitando à Câmara Municipal autorização para doação de terreno à Fundação para instalação de sua sede definitiva;

• Decreto n. 1935, de 12 de outubro de 1977, assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Ivan Nogueira de Almeida, autorizando a doação do referido terreno;

• Lei Municipal n. 1904, de 13 de outubro de 1977, sancionada pelo Vice-Prefeito em Exercício, Benedito Apparecido Pereira do Lago, efetuando a doação do terreno;

• Escritura de Doação, assinada pelo Prefeito Paulo Constantino e Dra. Maria de Lourdes Ferreira Lins, Presidente da Fundação Museu, em 28 de dezembro de 1977, doando o terreno e edificações do antigo Matadouro Municipal.



Construído em 1929, pelo Dr. Romeu Leão Cavalcanti, um dos membros da família Leão, uma das muitas famílias nordestinas chegadas à cidade e à região, que teria pensado em instalar na cidade um matadouro, com o objetivo de melhorar as condições da saúde pública pelo abate de reses em local adequado e a mais racional e higiênica distribuição de carne ao consumidor. Em 1937, a Lei Municipal n. 51, de 01 de outubro daquele ano, registra a encampação do Matadouro, proposta apresentada pelo próprio concessionário ao Prefeito Cel. Miguel Brizola de Oliveira, passando a ser então o Matadouro Municipal.

Por muitos anos o Matadouro, após cessada sua atividade, ficou ocioso, sendo arrendado a empresas, até ser descoberto pela Comissão de Instalação e Organização do Museu Municipal, em 1974, sendo iniciada a negociação de sua doação para sede da entidade.
Após sacramentada a doação, foram feitas adaptações e ampliações no edifício do antigo Matadouro, de linhas arquitetônicas sóbrias desde sua origem, instalando-se nele a Fundação Museu Municipal.

Atualmente, o Museu ocupa uma área total de 5.176 metros quadrados, incluindo nesse total, três edificações, totalizando 380,315 metros quadrados de área construída, distribuídos num prédio central antigo, anteriormente utilizado como Matadouro Municipal, tombado pelo CONDEPHAAT, e hoje local para a guarda e exposição de peças, equipamentos, fotos e documentos do acervo geral, para a informação da comunidade e estudantes que se utilizam do Museu como complemento didático em sua formação regular.

Por ocasião da instalação, foram construídos dois anexos ao prédio principal, um deles abrigando o acervo documental e instrumental do Dr. Domingos Leonardo Cerávolo e o arquivo fotográfico, discográfico e documental do Museu. O outro anexo abriga o setor administrativo, com área para cursos e oficinas, e um ramal da Biblioteca Municipal.

A área externa, formada por jardins e gramados, apresenta um jardim japonês criado pela colonia local, em homenagem aos 80 Anos da Imigração Japonesa, pomar, local para mostra de veículos antigos e estacionamento.

Após intervenção do então Prefeito Municipal Agripino de Oliveira Lima Filho, em dezembro de 2001, devido a irregularidades na eleição da Diretoria da Fundação Museu e Arquivo Histórico Municipal, esta foi extinta em março de 2002, passando o acervo e instalações da Fundação a fazerem parte do patrimônio da Prefeitura Municipal, sendo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo sua administradora, por meio do Departamento de Preservação e Memória, criado no organograma da Secretaria para essa finalidade. O Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto tornou-se um setor do Departamento de Preservação e Memória, passando por reformulação de objetivos, serviços e política de preservação da memória da cidade por projetos, oficinas, cursos, exposições e recuperação de documentos e peças de memória registros por meio digital.




Praça 9 de Julho - Centro da Cidade, vendo-se ao fundo a Catedral de
São Sebastião - Década de 1960




Acervo Geral
Composto por:
• objetos, equipamentos e peças
• fotografias
• mapas
• documentos manuscritos e impressos
• livros, jornais e revistas
• discos e fitas K7 e VHS
• filmes e slides
• veículos antigos





Recepção ao Bispo Diocesano para a cerimônia de posse do Dr. Domingos
Leonardo Cerávolo - Prefeito Eleito - Estação Ferroviária de Presidente
Prudente - 1938


Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto
Rua Dr. João Gonçalves Foz, 2179 – Jardim das Rosas
CEP 19060-050 – Presidente Prudente/SP
Tel: 0.XX.18.3223-9404
e-mail:

Horário de Funcionamento
Terça a Sexta-Feira – das 9 às 17 horas
Sábados e Domingos – das 8 às 12 horas
ENTRADA FRANCA
 
1Diretora do Depto. de Patrimônio Histórico e Memória.