Leia mais
PINTURAS PARIETAIS: GALPÃO CEAGESP SANTOS/SP
O OTL - PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES DO INSTITUTO PORTUGUÊS DA JUVENTUDE
CENTRO DE MEMÓRIA BUNGE. SÃO PAULO/SP
MUSEU DA CASA BRASILEIRA - ÚNICO DO BRASIL ESPECIALIZADO EM DESIGN E ARQUITETURA, SÃO PAULO/SP
MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS. BELO HORIZONTE/MG
Iconografias
Iconografias

 
MAST/MCT - MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS, RIO DE JANEIRO/RJ
Marcus Granato 1
 

Vista frontal do prédio sede do MAST.




O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é um dos poucos exemplos de museu de ciência e tecnologia (C&T) na América Latina. Criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1985, vincula-se, a partir de setembro de 1999, diretamente ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Localizado no bairro imperial de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, ocupa uma área de cerca de 40.000m2 onde se situa um conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), em 1986.

O MAST desenvolve atividades em três áreas distintas que se relacionam de forma integrada:
- a preservação de acervos tridimensionais e arquivos históricos;
- a pesquisa em preservação, em história e filosofia da ciência e em educação em ciência;
- a divulgação científica, através de exposições, cursos, treinamentos, seminários, palestras e publicações.



O Acervo

O acervo inicial do MAST foi constituído de objetos e pavilhões de observação procedentes do Imperial Observatório/Observatório Nacional (ON) e de documentos textuais do ON e do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), estando diretamente relacionado com a história da ciência e da técnica dos séculos XIX e XX. O tombamento dividiu o acervo institucional em arquivístico, bibliográfico e museológico, aos quais se soma o acervo imóvel tombado.




Pavilhão da luneta equatorial de 32cm, acervo MAST.





Pavilhão da luneta meridiana de Gautier, recentemente restaurado, acervo MAST.




O acervo histórico do MAST tem crescido de forma ininterrupta mas a ritmos muito variados. Foram incorporados arquivos importantes como os de Luis Cruls, Feiga Rosenthal, Jacques Danon, Alexandre Giroto e Bartira Arezzo, entre outros, além de objetos do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN - http://www.ien.gov.br), do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM - http://www.cetem.gov.br/) e doados por particulares. O acervo bibliográfico cresceu substancialmente (mais de 7000 volumes), tornando a biblioteca do MAST referência em suas áreas de atuação.

O acervo museológico é formado por esculturas, equipamentos fotográficos, instrumentos científicos, instrumentos de comunicação, máquinas e motores, máquinas de escrever e mobiliário. A coleção de instrumentos científicos conta atualmente com 2000 objetos e foi a primeira a ser registrada museologicamente por ser a mais significativa em termos numéricos e a que melhor caracteriza o MAST como um museu de ciência e técnica.




Bússola de Gambey, fabricada nas oficinas de José Maria dos Reis, Rio de Janeiro, século XIX, coleção Observatório Nacional (ON), acervo MAST.





Luneta meridiana zenital, fabricada por Gustav Heyde (Alemanha), início do século XX, coleção Observatório Nacional (ON), acervo MAST.





Teodolito, fabricado por Troughton & Simms (Londres), século XIX, coleção Observatório Nacional (ON). acervo MAST.





Monitor de radiação gama, coleção Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), século XX (meados).




Paralelamente às atividades de preservação dos registros da memória científica nacional, o MAST desenvolve pesquisas sobre a compreensão dos processos históricos de produção do conhecimento técnico-científico desenvolvido no Brasil ao longo de sua história, estudando e interpretando sistemas de produção de saberes que lidam com o mundo natural em diferentes contextos sócio-históricos. Estas pesquisas se referem também a métodos e técnicas para a preservação de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos, reunindo a atividade técnica com uma reflexão sobre essa prática.




As exposições

Em junho de 1995 é inaugurado o primeiro módulo da exposição permanente (“Quatro Cantos de Origem”) e instala-se a reserva técnica de instrumentos em algumas salas do prédio sede que é incorporada ao circuito de visitação do museu como reserva técnica visitável. A partir daí, amplia suas áreas de exposição permanente procurando contextualizar parte de sua coleção em espaços temáticos (“Espaço Espectroscopia”, “Espaço Sismologia”, “Observando o Céu”). Por outro lado, seus espaços interativos são aprimorados com base nas pesquisas em educação que realiza. Ao longo dos anos são instalados o “Laboratório de Ciências”, “Ciclos Astronômicos e a Vida na Terra” e “Estações do Ano: A Terra em Movimento”.




Espaços de exposição permanente: “As quatro estações do ano: a Terra em movimento”.




Espaços de exposição permanente “Uma carta para o céu”.




Espaços de exposição permanente “Espaço Espectroscopia”).




Anualmente, o MAST desenvolve um Programa de Exposições Temporárias e Itinerantes, produzindo e montando exposições que são exibidas em seus espaços (temporárias) ou fora do campus do museu (itinerantes), atingindo todo o território nacional. Em 2005, o MAST iniciou o processo de discussão para elaboração de uma nova exposição permanente e seu primeiro módulo deverá ser inaugurado ainda em 2007.





Exposições temporárias e itinerantes “Einstein e a América Latina”.





Exposições temporárias e itinerantes “Luiz Cruls: um cientista a serviço do Brasil”.





Exposição itinerante ““Leonardo da Vinci: maravilhas mecânicas”.




Finalmente, o museu constitui-se ainda num laboratório de educação em ciências, propondo, testando e avaliando a eficácia de novos métodos de difusão do conhecimento científico. Assumindo assim, através de suas ações e pesquisas na área de educação não-formal em ciências, a função de centro brasileiro de referência nessa área. Além disso, mantém com regularidade cursos de treinamento de professores, bem como programas de atendimento a escolas e ciclos de conferências e palestras abertas ao público em geral.




Atividades educativas no campus do MAST.









Horário de Funcionamento
Terça à sexta-feira das 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados das 14 às 18h
Observação do céu às quartas-feiras e sábados até às 20h.


Visitação gratuita


Agendamento de escolas e visitas guiadas
Telefones: 21 – 2580-1383; 21-2580-7010 – ramal 210


Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST/MCT
Rua General Bruce 586, São Cristóvão
Rio de Janeiro, RJ
Telefone: 21 - 2580-7010

 
1 Tecnologista Sênior, engenheiro de materiais, doutor em ciências, Coordenador de Museologia do MAST.