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Propostas de Reformulação da Visita Monitorada e Criação de Material de Apoio Trilíngue ao Turista para o Theatro Municipal de São Paulo - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Mariana Cuencas Santos1
 
Considerações Finais

O Theatro Municipal de São Paulo – sua história, suas características e sua relevância, tanto como patrimônio histórico paulistano, quanto como pólo cultural e atrativo turístico da cidade – foram objetos de estudo para este trabalho de conclusão de curso durante todo o ano de 2006. Ao longo desse tempo, as pesquisas feitas puderam confirmar que os anseios daqueles que o construíram se concretizaram: sem dúvida, o Municipal tornou-se o símbolo da cultura paulistana, e mais que isso (algo que a elite do início do século passado provavelmente não cogitara ou sequer previra), tornou-se capaz de fundir as diversas nuances dessa cultura. A partir de sua inauguração o cenário teatral de São Paulo evoluiu para o que é atualmente: o mais importante do país.

Por esses motivos é imperativo que o Theatro tenha uma boa estrutura de atendimento ao turista/visitante, seja ele brasileiro ou estrangeiro: não só pelo fato de que, como atrativo turístico, ele necessite isso, mas principalmente porque o indivíduo que o visita deve entender o conceito de patrimônio histórico-cultural que ele representa, e que deve ser preservado: o objetivo da visita monitorada a um patrimônio é que a pessoa passe por uma experiência de conhecimento e vivência, agregando algo a sua própria existência e criando dentro de si um sentimento de preservação.

Sendo este trabalho uma proposta de melhorias na visita monitorada para que o objetivo mencionado seja alcançado, poderá ser levado adiante futuramente, no intuito de, junto aos órgãos e pessoas responsáveis pelo Municipal, estudar a possibilidade e a viabilidade de sua implantação. Como foi mencionada a falta de verba para justificar a ausência de material de apoio, pode-se pensar na alternativa de recorrer a uma instituição privada, que possa utilizar-se da Lei de Incentivo à Cultura para fornecer o material.

É fato que a atual estrutura da visita não é capaz de proporcionar ao turista/visitante a experiência intencionada, e isso se torna extremamente complicado quando leva-se em consideração somente o turista estrangeiro. A proposta foi, portanto, pensada principalmente no quão impactante a visita tem de ser, na sua qualidade como produto turístico e o quão importante deve ser a informação para que esse indivíduo que procura conhecer o Theatro saia dele satisfeito com o atrativo e instigado pela experiência.

São Paulo hoje figura como um importante centro cultural no mundo, podendo justamente ser equiparado às grandes cidades que têm a mesma característica. Porém, ela possui sua própria identidade, que é o seu grande trunfo: ela foi formada por tantas diferentes culturas, de dentro e de fora do país, como nenhum outro local. É um destino que tem todos os elementos necessários para atrair um grande número de turistas, motivados pelos mais diversos aspectos: a cidade é plena em atrativos históricos, religiosos, gastronômicos, de entretenimento, além de possuir excelente estrutura para o turismo de eventos e de negócios (que já são mais bem explorados).

O turista que conhece a cidade, mesmo que superficialmente (somente via meios de comunicação, por exemplo), tem uma noção do que ela pode oferecer, e isso o motiva a visitar São Paulo. Ao chegar depara-se com uma imensa quantidade de atrativos, que em alguns casos – principalmente os que são administrados pelo poder público – não possuem a estrutura necessária para atendê-lo; é o caso do Theatro Municipal. Propostas e implantação de melhorias nesses locais são medidas que a curto prazo fazem diferença para o turista, e a longo prazo podem vir a fazer diferença para São Paulo, que passaria a ser reconhecida pela sua excelência em receber pessoas e, assim, aumentaria a sua demanda turística.

Portanto, pode-se dizer que a proposta de reformulação da visita monitorada do Theatro Municipal de São Paulo e a criação do material em texto trilíngüe são medidas relevantes para o turismo na cidade como um todo, em linhas gerais. Espera-se que esta proposta tenha sido criada como uma forma de monitoria turística fora do lugar-comum, e que possa fazer jus à importância do Municipal e da cidade de São Paulo, e ao turista que se propõe a visitá-los.
 
1 Bacharel em turismo pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. mariana.cuencas@yahoo.com.br

2 MINISTÉRIO DO TURISMO. Segmentação do turismo: marcos conceituais. [s. l.]: [s. n.], [entre 2003 e 2006].

3 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
[19--], p. 409.

4 CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2001, p. 11.

5 ANDRADE, A. L. D. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2006.

6 ANDRADE, A. L. D. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2006.

7 FUNARI, Pedro Paulo; PINSKY, Jaime (Org.). Turismo e patrimônio cultural. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Contexto, 2003, p. 17. (Turismo Contexto).

8 CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2001, p. 90.

9 MENEZES, R. Como nasceu o teatro em São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2006.

10 MENEZES, R. Como nasceu o teatro em São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2006.

11 O surgimento do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) em 1948 é considerado por críticos de arte e historiadores como um divisor de águas do teatro brasileiro, pois estabeleceu um novo conceito de profissionalismo na atividade, diferente e mais moderno do que aquele que vinha sendo feito no teatro dos filodramáticos.

12 MENEZES, R. Como nasceu o teatro em São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2006.

13 Art nouveau: estilo estético do final do século XIX que teve início na Bélgica, mas que se espalhou por toda a Europa e, posteriormente, no mundo todo. Pode ser visto essencialmente no design e na arquitetura da época, com a exploração de materiais como o ferro e o vidro, e é caracterizado pelas formas orgânicas e rebuscadas e o escapismo para a natureza.

14 SÃO PAULO 450 ANOS. Teatro Municipal (1911). Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2006.

15 BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Teatro Municipal de São Paulo: grandes momentos. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1993, p. 27.

16 THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. La Gioconda, de A. Ponchielli. São Paulo: [s.n.], 2006. Programa.

17 DRUMMOND, Siobhan; YEOMAN, Ian (Org.). Questões de qualidade nas atrações de visitação a patrimônio. Tradução de Helio Hintze e Ana Cristina Freitas. São Paulo: Roca, 2004, p. 121-122.

18 DRUMMOND, Siobhan; YEOMAN, Ian (Org.). Questões de qualidade nas atrações de visitação a patrimônio. Tradução de Helio Hintze e Ana Cristina Freitas. São Paulo: Roca, 2004, p. 126.

19 DRUMMOND, Siobhan; YEOMAN, Ian (Org.). Questões de qualidade nas atrações de visitação a patrimônio. Tradução de Helio Hintze e Ana Cristina Freitas. São Paulo: Roca, 2004, p. 130.