PARCERIAS ESTRATÉGICAS
FORMAÇÃO INOVADORA
A UNISANTOS é uma instituição de pesquisa que valoriza o espírito investigativo e a inovação, e entende o desenvolvimento do espírito científico como fundamental para uma formação completa e um diferencial decisivo no mundo globalizado em que vivemos. Por meio do Programa de Iniciação Científica e das Atividades Curriculares de Pesquisa, inseridos e articulados com as estruturas curriculares, todo estudante da UNISANTOS é um pesquisador.
- Áreas de pesquisa:
Processos químicos e biotecnológicos; e avaliação ambiental e riscos ambientais.
- Grupos de pesquisa:
Biotecnologia;
Energia e Meio Ambiente;
Grupo de Avaliação de Exposição e Risco Ambiental – GAERA;
Laboratório de Engenharia Geofísica – LEG
Laboratório de Produção de Circuitos Integrados Analógicos e Digitais – LPCIAD; e
Laboratório de Sustentabilidade: LABSus.
Comprometida com a formação do aluno, a UNISANTOS promove a extensão universitária por meio de diversos serviços e projetos desenvolvidos pelos estudantes, durante a formação. São oportunidades para desenvolver novas competências, adquirir experiências práticas e participar do encaminhamento de soluções para problemas e questões sociais. Por meio desses projetos, a Universidade estimula o desenvolvimento de valores como cidadania, ética, responsabilidade, cultura da paz, respeito ao próximo, solidariedade e justiça, entre outros.
Projeto Observatório de Análises Ambientais: Tem o objetivo de incentivar a atuação do estudante de Química Tecnológica na contribuição ao enfrentamento de questões da sociedade, associadas às linhas de Educação Ambiental e Qualidade de Vida e Recursos Hídricos, estimulando sua formação como cidadão crítico e responsável.
A proposta do Percurso Formativo é de oferecer módulos gratuitos e opcionais que contribuem para uma formação inovadora. Na UNISANTOS, o estudante tem a oportunidade de diferenciar sua formação, antecipando as tendências do mercado, agregando diferentes habilidades e buscando novos caminhos ainda durante a graduação. São percursos criados para garantir maior empregabilidade e as características do profissional do futuro.
Veja alguns exemplos de Percursos Formativos Opcionais:
ESCOLHA UM PERCURSO
Propicia aos estudantes um aprofundamento nos conhecimentos de Química Forense e na elaboração de pareceres técnicos, relatórios e laudos associados às perícias químicas forenses.
Possibilita o aprofundamento dos estudantes nos conhecimentos e especificidades das técnicas de processo biotecnológicos voltados à área Farmacêutica.
Possibilita o aprimoramento da formação em Comunicação Científica pela apresentação aos estudantes do conceito de notícia e do processo de sua produção, da linguagem jornalística e seus objetivos.
Propicia o estudo da imagem e sua aplicação em peças de comunicação geral e científica, com o objetivo de estreitar o diálogo com a sociedade.
A UNISANTOS considera fundamental estimular o pensamento globalizado, não apenas por meio de convênios com grandes universidades estrangeiras, mas de modo ainda mais amplo, a partir da dimensão formativa profissional. Nosso Programa de Mobilidade Acadêmica é um dos benefícios que permitem ao estudante impulsionar a formação pessoal, além da acadêmica e profissional, seja por meio de eventos internacionais acontecendo na universidade, ou fazendo intercâmbio.
O ambiente de trabalho é cada vez mais diversificado, formado por equipes multiprofissionais e que buscam soluções integradas, inovadoras e sustentáveis. A UNISANTOS propicia essa vivência, oferecendo formação com interação entre as diversas áreas do conhecimento, por meio de projetos intersetoriais, em sintonia com um mundo em constante evolução.
![](https://www.unisantos.br/vestibular/wp-content/uploads/sites/73/2021/11/interprofissionalidade-1024x576.jpg)
Diferenciais do curso
Maior e mais completa infraestrutura de laboratórios da região. O Curso de Química Tecnológica conta com a infraestrutura dos seguintes laboratórios:
• Laboratório de formação básica: Laboratório e Elétrica e Metrologia, Laboratório de Física, Laboratório de Geociência, Laboratório de Hidráulica, Laboratório de Matemática, Laboratório de Circuitos Integrados Analógicos e Digitais e Laboratório de Engenharia Geofísica.
• Laboratórios de formação específica: Laboratório de Análise Instrumental, Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Bioquímica, Laboratório de Biotecnologia, Laboratório de Botânica, Laboratório de Bromatologia, Laboratório de Farmacologia, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Processos Biotecnológicos e Sustentabilidade, Laboratório de Química Ambiental, Laboratório de Química Analítica, Laboratório de Química Geral e Laboratório de Química Orgânica.
• Laboratórios de caráter transversal: Estúdio de imagem, Estúdio de Rádio, Laboratório de TV e Estúdio de TV
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI), único da região dotado de laboratórios com infraestrutura analítica moderna e robusta, oferece um diferencial ímpar de formação para os estudantes de Química Tecnológica, que têm contato com equipamentos e sistemas encontrados em grandes Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) ou empresas da área, entre eles: – Alagado construído para tratamento de efluentes industrias, Cromatógrafo de íons, Espectrofotômetro de Absorção Atômica, Espectrofotômetro UV-VIS, Fluorímetro Qubit 2.0, Lixadeira petrográfica, Microscópio trinocular petrográfico, Microscópio Biológico Invertido, Polarímetro óptico, Sistema de cromatografia gasosa, Sistema de cromatografia gasosa acoplada a Espectrômetro de massa – GC-MS, Sistema de Cromatografia liquida, Sistema Piloto de Aterro de Resíduo Sólido para Biogás, Sonda Multiparâmetros de qualidade de água, (PCR), Sistema PCR Tempo Real, Sistemas para eletroforese horizontais, Termociclador de 96 poços, Transiluminador UV 312 nm, entre outros.
A pesquisa curricularizada ao longo de todo o curso em conjunto com a oportunidade de realizar Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação com bolsas do CNPq preparam os estudantes para os desafios do mundo do trabalho e aqueles vocacionados à pesquisa, a seguirem a vida acadêmica, dando continuidade aos estudos em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
O curso de Química Tecnológica prepara seus estudantes para atuarem em diferentes áreas e setores como Indústria alimentos, análises clínicas, análises ambientais, agroquímica, biotecnologia, cosméticos, farmacêutica, forense, petroquímica e têxtil. Destaca-se ainda que o processo formativo prevê o atendimento às demandas/oportunidades atuais e futuras da área Química especialmene aquelas presentes na RMBS, entre elas:
- Presença de biodiversidade local, do bioma Mata Atlântica, com possibilidades reais de novas estratégicas biotecnológicas;
- Operações e processos industriais do Polo Petroquímico de Cubatão e das atividades provenientes do Porto de Santos;
- Ações portuárias ou industriais e seus impactos sobre o meio ambiente e os seres humanos; e
- Prevenção ou mitigação de acidentes químicos decorrentes de incêndios, explosões e exposição a produtos químicos, por exemplo, provenientes das ações retroportuárias ou do Polo Petroquímico.
Corpo docente: Constituído por Mestres e Doutores altamente qualificados;
Foco em tecnologia: O curso de Química Tecnológica tem foco em tecnologia, o que permite que os estudantes desenvolvam habilidades práticas em laboratório e para atuação nos diferentes segmentos da indústria;
Formação em química aplicada: formação sólida em química aplicada, permitindo que os estudantes entendam como a química é aplicada nas diferentes áreas, como indústria química, meio ambiente e saúde;
Habilidades em instrumentação e controle: Os estudantes do curso de Química Tecnológica desenvolvem habilidades em instrumentação e controle, o que é fundamental para trabalhar em laboratórios e industrias;
Conhecimento em processos químicos: O curso oferece uma compreensão profunda dos processos químicos, incluindo reações químicas, cinética química e termodinâmica;
Oferta de estágios: O IPECI oferece por meio de chamadas públicas, ofertas de vagas de estágios em projetos de pesquisa desenvolvidos com recursos provenientes de instituições públicas e privadas. Além disso a UNISANTOS mantém convênios com as Agências Integradoras (Agência de Integração Empresa Escola Ltda – AGIEL; Centro de Aprendizagem de Mobilização Profissional e Social – CAMPS; Centro de Integração Empresa Escola – CIEE; Gerar Estágios; e Z Estágios).
Complexo de bibliotecas: Maior complexo de bibliotecas da região, com base de dados e periódicos eletrônicos específicos para área Química;
Complexos de Informática: Dois complexos de informática com mais de 16 laboratórios que possuem serviço Wi-fi em todos os seus ambientes acadêmicos, disponível a todos os estudantes;
Serviços: Central de informática que possibilita acesso serviços de impressão e a criação e utilização de e-mail com o domínio unisantos.br; e
Prêmio: Entrega anual do Prêmio Lavoisier do CRQ IV destinado ao formando que tenha se destacado de seus pares.
DIFERENCIAIS ÚNICOS
Todos os cursos da UNISANTOS oferecem matrizes curriculares flexíveis que incorporam pesquisa e extensão durante a graduação, além de percursos formativos diferenciados ao estudante. Composta de disciplinas presenciais e a distância, regulares e eletivas, a matriz curricular pode se adaptar conforme o interesse do estudante, oferecendo a oportunidade de viver integralmente o ambiente universitário em todas as suas inúmeras possibilidades.
![](https://www.unisantos.br/vestibular/wp-content/uploads/sites/73/2021/10/4-planilhas-1-1024x576.jpg)
Na UNISANTOS, os espaços físicos são um fator decisivo no processo de formação do estudante. A Universidade mantém a maior estrutura de laboratórios da Baixada Santista, diferencial que favorece a pesquisa e a aplicação prática de conhecimentos. São mais de 100 laboratórios em todas as áreas de atuação da Universidade que proporcionam uma formação completa, aliando teoria e prática.
A UNISANTOS reconhece a importância de orientar e dar suporte para que os estudantes cheguem com maior segurança e tranquilidade ao mercado de trabalho. Atuando com ecossistemas de inovação, a Universidade se une a empresas e poder público para oferecer ambientes colaborativos, incentivando a autonomia no processo de ensino e das escolhas profissionais dos estudantes, com parcerias envolvendo diversas instituições que atuam no ambiente acadêmico.
Pensando na qualidade de vida do estudante, a UNISANTOS combina momentos de encontro presencial com outros em que ele pode estudar a distância. Ensino presencial com as vantagens do on-line e on-line com vantagens do presencial.
![](https://www.unisantos.br/vestibular/wp-content/uploads/sites/73/2021/10/hibrido2-1-1024x576.jpg)
Além das qualificações específicas dos cursos, a UNISANTOS estimula o desenvolvimento de competências que antecipam necessidades – entre elas, inteligência emocional; habilidade para lidar com circunstâncias adversas; capacidade de aprender com erros; resiliência; e espírito de liderança. Para além do mercado de trabalho, é um preparo para a vida.
![](https://www.unisantos.br/vestibular/wp-content/uploads/sites/73/2021/12/FORMACAO-COMPETENCIAS-NUVEM-PALAVRAS-1024x576.jpg)
#QUEM FAZ
A DIFERENÇA
-
Coordenadora do Curso de Química
Profª. Drª. Adriana Florentino de SouzaTelefone: 3205-5555 – ramal 1319
E-mail: coord.quimtec@unisantos.br
-
Diretor do Centro de Ciências Exatas, Arquitetura e Engenharia
Prof. Dr. Cleber Ferrão CorrêaE-mail: dir.cceae@unisantos.br
Campus Dom Idílio José Soares
Avenida Conselheiro Nébias, 300 – Vila Mathias
Fundamento legal para o funcionamento do curso
Autorização: Resolução CEPES nº 4-A/2003
Reconhecimento: Portaria MEC Nº 234/2007
Ultima Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC Nº 340/2016
INFORMAÇÕES
(13) 3205-5555Telefone: (13) 3205-5555