Publicidade e Propaganda
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
FORMAÇÃO INOVADORA
A UNISANTOS é uma instituição de pesquisa que valoriza o espírito investigativo e a inovação, e entende o desenvolvimento do espírito científico como fundamental para uma formação completa e um diferencial decisivo no mundo globalizado em que vivemos. Por meio do Programa de Iniciação Científica e das Atividades Curriculares de Pesquisa, inseridos e articulados com as estruturas curriculares, todo estudante da UNISANTOS é um pesquisador.
- Áreas de pesquisa:
Produção de pesquisa acadêmica no âmbito dos usos e das apropriações dos meios de comunicação na vida cotidiana da Região Metropolitana da Baixada Santista; promoção da cidadania.
- Grupos de pesquisa:
Comunicação e Cidadania
Grupo Interdisciplinar de Estudos Culturais
Formação de Sujeitos: História, Cultura, Sociedade
Cátedra Giusfredo Santini
Mostra de Pesquisa em Comunicação
Comprometida com a formação do aluno, a UNISANTOS promove a extensão universitária por meio de diversos serviços e projetos desenvolvidos pelos estudantes, durante a formação. São oportunidades para desenvolver novas competências, adquirir experiências práticas e participar do encaminhamento de soluções para problemas e questões sociais. Por meio desses projetos, a Universidade estimula o desenvolvimento de valores como cidadania, ética, responsabilidade, cultura da paz, respeito ao próximo, solidariedade e justiça, entre outros.
Parceria com o Grupo Tribuna: Parceria institucional com o maior grupo de comunicação da Baixada Santista (TV Tribuna, Jornal A Tribuna, Portal A Tribuna, Portal G1 e Tri FM), com o intuito de publicar material dos estudantes, sob a supervisão dos docentes do curso e diálogo com os profissionais do grupo.
Parceria com o Santos Film Fest (Festival Internacional de Cinema de Santos), que permite aos alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual, participarem da organização, divulgação e documentação do evento anual.
Rádio Boa Nova: veiculação de programas de Rádio, de diversas temáticas e formatos, produzidos por alunos, sob a orientação de professores.
TV UniSantos: veiculação dos programas Urbanidades e Matéria-prima, produzida pelos estudantes e transmitidos pela TV UniSantos.
Laboratoriais Impressos – Revista Arco e Jornal Entrevista: elaboração, produção e distribuição de veículos impressos. As publicações produzidas por alunos, sob a orientação de professores e propicia a transdisciplinaridade com componentes de Fotografia, Design e Produção Gráfica, do curso de Publicidade e Propaganda.
Jornada de Comunicação e Educação: Evento realizado anualmente e organizado pelo Centro de Ciências da Educação e Comunicação (CCEDC), é parte integrante da extensão realizada pela Agência Experimental de Propaganda, com o apoio e desenvolvimento das ações para a realização do evento no âmbito na unidade universitária.
Agência de Notícias da Água: projeto com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) denominado Agência de Notícias da Água, com remuneração para os estudantes participantes.
Websérie Infantil da Água: projeto com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), com remuneração para os estudantes participantes, que produzirá um curso de capacitação e uma websérie com foco no público infantil, que tem como objetivo ampliar o grau de conscientização do uso racional da água na Região Metropolitana da Baixada Santista.
A proposta do Percurso Formativo é de oferecer módulos gratuitos e opcionais que contribuem para uma formação inovadora. Na UNISANTOS, o estudante tem a oportunidade de diferenciar sua formação, antecipando as tendências do mercado, agregando diferentes habilidades e buscando novos caminhos ainda durante a graduação. São percursos criados para garantir maior empregabilidade e as características do profissional do futuro.
Veja alguns exemplos de Percursos Formativos Opcionais:
ESCOLHA UM PERCURSO
A UNISANTOS considera fundamental estimular o pensamento globalizado, não apenas por meio de convênios com grandes universidades estrangeiras, mas de modo ainda mais amplo, a partir da dimensão formativa profissional. Nosso Programa de Mobilidade Acadêmica é um dos benefícios que permitem ao estudante impulsionar a formação pessoal, além da acadêmica e profissional, seja por meio de eventos internacionais acontecendo na universidade, ou fazendo intercâmbio.
O ambiente de trabalho é cada vez mais diversificado, formado por equipes multiprofissionais e que buscam soluções integradas, inovadoras e sustentáveis. A UNISANTOS propicia essa vivência, oferecendo formação com interação entre as diversas áreas do conhecimento, por meio de projetos intersetoriais, em sintonia com um mundo em constante evolução.
Diferenciais do curso
Com Nota 4 na avaliação do MEC e 4 estrelas no Guia da Faculdade do Estadão, o curso de Publicidade e Propaganda da UniSantos está entre os melhores do País.
A Alcatéia é onde os estudantes desenvolvem projetos para a comunidade e atendem clientes reais.
Aulas de edição e tratamento de imagem com uso do pacote mais atual e completo da Adobe Creative Cloud.
Um complexo de estúdios para produção de fotografia, videocasts, séries e curtas metragens.
Inédito e exclusivo convênio com o Grupo Tribuna com produção de conteúdo pelos estudantes para o Jornal A Tribuna, TV Tribuna, G1 Santos e Região, Tribuna Digital, Rádio Tri FM, e GE Baixada e Região.
Estudantes em 3º. lugar (2015) no Concurso de TCCs da APP Brasil (Associação dos Profissionais de Propaganda).
Estudantes vencedores do Prêmio TV Tribuna de Publicidade (2019), categoria universitária.
Aulas de Design Thinking, Edição Digital Audiovisual, Marketing Digital e Mobile Marketing e Gestão da Comunicação em Redes Sociais e Mídias Digitais.
Laboratório de Redação equipado com softwares Adobe, no estado da arte, para produção audiovisual.
Editora Leopoldianum – única editora universitária da região, existente há 41 anos, e filiada à Abeu –, onde os alunos podem desenvolver atividades de revisão textual, crítica literária e consultoria linguística.
Veiculação da produção dos estudantes em emissoras educativas.
TV UniSantos – emissora educativa que se consolida como espaço de atuação para os alunos.
Urbanidades e Matéria Prima – programas de TV próprios onde os alunos podem vivenciar o processo de produção televisivo.
Rádio veiculada: produção de vinhetas em programas veiculados pela Internet.
Convênio com a emissora de rádio 013 FM para veiculação de material dos estudantes.
Apoio à Produção do Entrevista, o jornal universitário mais premiado do Brasil. Com 5 mil exemplares/mês, é o mais antigo em circulação, com 50 anos de existência.
Produção da Revista Arco, única publicação do gênero impressa na região.
Convênio com a Rádio Boa Nova, emissora que veicula material produzido pelos alunos do curso.
Espaços vivenciados para o desenvolvimento de produções artísticas e culturais, dentre os quais destacam-se: Grupo Experimental de Teatro, Feira Livre Cultural e Circuito de Cinema.
Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cidadania.
Maior complexo de bibliotecas da região, com base de dados e periódicos eletrônicos exclusivos.
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), com mais de 50 grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
DIFERENCIAIS ÚNICOS
Todos os cursos da UNISANTOS oferecem matrizes curriculares flexíveis que incorporam pesquisa e extensão durante a graduação, além de percursos formativos diferenciados ao estudante. Composta de disciplinas presenciais e a distância, regulares e eletivas, a matriz curricular pode se adaptar conforme o interesse do estudante, oferecendo a oportunidade de viver integralmente o ambiente universitário em todas as suas inúmeras possibilidades.
Na UNISANTOS, os espaços físicos são um fator decisivo no processo de formação do estudante. A Universidade mantém a maior estrutura de laboratórios da Baixada Santista, diferencial que favorece a pesquisa e a aplicação prática de conhecimentos. São mais de 100 laboratórios em todas as áreas de atuação da Universidade que proporcionam uma formação completa, aliando teoria e prática.
A UNISANTOS reconhece a importância de orientar e dar suporte para que os estudantes cheguem com maior segurança e tranquilidade ao mercado de trabalho. Atuando com ecossistemas de inovação, a Universidade se une a empresas e poder público para oferecer ambientes colaborativos, incentivando a autonomia no processo de ensino e das escolhas profissionais dos estudantes, com parcerias envolvendo diversas instituições que atuam no ambiente acadêmico.
Pensando na qualidade de vida do estudante, a UNISANTOS combina momentos de encontro presencial com outros em que ele pode estudar a distância. Ensino presencial com as vantagens do on-line e on-line com vantagens do presencial.
Além das qualificações específicas dos cursos, a UNISANTOS estimula o desenvolvimento de competências que antecipam necessidades – entre elas, inteligência emocional; habilidade para lidar com circunstâncias adversas; capacidade de aprender com erros; resiliência; e espírito de liderança. Para além do mercado de trabalho, é um preparo para a vida.
#QUEM FAZ
A DIFERENÇA
-
Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda
Prof. Me. Wanderley Augusto R. CamargoTelefone: 3205-5555 – ramal 1456
E-mail: coord.pp@unisantos.br -
Diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Prof. Me. Paulo Roberto Börnsen VibiamE-mail: dir.ccedc@unisantos.br
Campus Dom Idílio José Soares
Avenida Conselheiro Nébias, 300 – Vila Mathias
Fundamento legal para o funcionamento do curso
Autorização: Decreto nº 67.661/1970
Reconhecimento: Decreto nº 74.458/1974
Última renovação de reconhecimento: Portaria MEC nº. 271/2017
INFORMAÇÕES
(13) 3205-5555Telefone: (13) 3205-5555