Área de Concentração
PSICOLOGIA, DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS
O Programa orienta-se pela concepção de ensino que prioriza a integração entre conhecimentos científicos e prática profissional. A partir do desenvolvimento de pesquisas focadas na realidade das políticas públicas regionais de saúde, educação e assistência social, fundamentadas na contextualização histórica, na interdisciplinaridade e na problematização crítica dos desafios colocados ao cotidiano profissional, pretende-se promover o aprimoramento destas políticas na direção da humanização do atendimento, da inclusão e do respeito aos direitos de cidadania. O projeto de formação integra duas dimensões: as práticas psicológicas nas áreas de saúde e assistência social e as políticas socieducacionais.
Nas áreas de Saúde e Assistência Social o foco está na gestão institucional e nas práticas profissionais presentes no cotidiano dos serviços e projetos. O objetivo é pesquisar os fatores psicossociais das dinâmicas relacionais estabelecidas no cuidado a pessoas em condição de vulnerabilidade, considerando a compatibilização dos conceitos de igualdade e equidade nos processos de constituição das subjetividades individuais e social.
Na dimensão das instituições e organizações socioeducacionais, o Programa prioriza conhecimentos relativos aos ciclos do desenvolvimento humano, com foco nos múltiplos determinantes psicossociais dos processos de aprendizagem, no respeito à diversidade e às diferenças, e na inclusão social, tendo como diretriz os direitos humanos.
Com base numa perspectiva interinstitucional, o Programa se propõe a desenvolver pesquisas e intervenções em parceria com o setor extra-acadêmico nas áreas de saúde, educação e assistência social, com a finalidade de transformar esses espaços em lócus privilegiado de pesquisas e desenvolvimento de produtos que possam melhorar a qualidade dos serviços que integram as políticas públicas, rumo à promoção da equidade social, da igualdade de oportunidades e do desenvolvimento humano e social, em âmbito regional e nacional.
Linha de Pesquisa
GESTÃO E PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Investiga práticas de gestão, atenção, intervenção e prevenção em serviços de saúde e assistência social, com foco na formação de profissionais e na produção de pesquisas que gerem tecnologias inovadoras de cuidado, voltadas à promoção de práticas psicológicas potencializadoras do desenvolvimento humano e social e da prevenção de vulnerabilidades, numa visão interdisciplinar de saúde integral, respeito às diversidades de etnia, gênero e classe social, de forma a preservar a dignidade humana, fomentar a atuação integrada em rede e fortalecer o exercício da cidadania ativa.
Linha de Pesquisa
PSICOLOGIA. DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS SOCIOEDUCACIONAIS
Investiga as políticas desenvolvidas nas instituições e organizações de ações educativas, a partir das práticas dos profissionais da educação e da saúde, priorizando pesquisas relacionadas aos conhecimentos e tecnologias geradas pela psicologia, alusivos ao campo do desenvolvimento humano, da aprendizagem, dos processos cognitivos e das interações sociais. Busca um trabalho interdisciplinar com os saberes da educação em relação às práticas pedagógicas, avaliação, convivência e formação de educadores. O foco está na realização de pesquisas e formulação de metodologias que contribuam com o respeito à diversidade, a inclusão e a promoção de direitos humanos em organizações socioeducativas.