Depois de ser apontado como um dos cinco vencedores nacionais da 24ª edição do Prêmio Ópera Prima, por meio de avaliação técnica da comissão julgadora, o projeto “Requalificação Urbana no Perequê”, produzido por Dhiego Magalhães Torrano, sob orientação do professor mestre José Maria Macedo Filho, conquistou também a categoria Escolha do Público.
De acordo com a organização do evento, promovido pela revista Projeto Design, foram registrados mais de 100 mil votos. Para Dhiego, a conquista do “Voto Popular” tem relação com os alunos da UNISANTOS, que participaram e divulgaram a votação. Mesmo ciente dessa colaboração, o arquiteto revela surpresa pela vitória. Como prêmio da categoria especial, Dhiego recebeu um MacBook Pro 13.
“Esse prêmio é santista e da nossa Universidade. Agora esse sonho de estudante parece mais próximo, possível e de fato pode ser alcançado”, comenta Dhiego, antes de agradecer todos que de alguma forma colaboraram com essa conquista.
Projeto – O local da intervenção proposta pelo trabalho é o bairro do Perequê, habitado por uma comunidade de pescadores, na cidade de Guarujá. O projeto apresenta uma possível solução para reverter o processo de ocupações irregulares, por meio da criação de uma baia quadrada, conectando as residências à escola, ao mercado e a outros elementos representativos da comunidade local. O modelo arquitetônico escolhido busca uma nova tipologia, propondo um sistema de módulos pré-moldados que visa a redução das ações construtivas.
Prêmio – O Ópera Prima é promovido pela revista Projeto Design. Ele é voltado aos alunos que tenham desenvolvido o seu trabalho final e concluído o curso de Arquitetura e Urbanismo. A 24ª edição foi destinada aos estudantes que concluíram o curso nos anos de 2011 e 2012. A Escolha do Público aconteceu por meio de votação no portal eletrônico da revista.