UNISANTOS firma convênio com a Universidad Nacional de Costa Rica

professor-Medina-convenio
Autoridades durante solenidade de assinatura do convênio

Integrante da comitiva de autoridades de Santos que visitou a Costa Rica e o México, países que terão suas seleções hospedadas na Cidade durante a Copa do Mundo 2014, o reitor da UNISANTOS, Marcos Medina Leite, assinou, no dia 7 de março, convênio de cooperação acadêmica, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com a Universidad Nacional de Costa Rica, representada pelo seu vice-reitor acadêmico, Francisco Gonzáles Alvarado.

Participaram do ato de assinatura, como testemunhas de honra, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; o presidente da Câmara Municipal de Santos, vereador Sadao Nakai; e o presidente da Federación Costarricense de Fútbol, Eduardo Li Sánchez.

Na área do Ensino, o convênio prevê o intercâmbio entre alunos das duas instituições, com aproveitamento de créditos, oferta de programas de estágio, de cursos presenciais e a distância, e na indicação de professor na condição de pesquisador visitante. Também está prevista a organização conjunta de eventos científicos internacionais em nível de graduação e pós-graduação.

O convênio prevê ainda programas de treinamentos interculturais, organização de eventos internacionais, cursos de idiomas presenciais e a distância, além da participação de alunos e professores em projetos comunitários e de responsabilidade social.

O reitor Marcos Medina destacou a importância do convênio pela sua abrangência e importância na internacionalização da Universidade. “Voltamos com agendas de cooperação já definidas no campo de eventos científicos e produção científica conjunta. Apesar da UNISANTOS já ter um caminhar na área internacional, com inúmeros convênios com instituições no exterior, este novo convênio tem um diferencial porque vem numa perspectiva ampliada, que vai além do espaço universitário. Ele envolve toda a Cidade, portanto tem um valor adicional muito grande”.