Assinado entre o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite, e o gerente executivo da Sociedade Visconde de São Leopoldo, Alberto Ferreira do Carmo Filho, o convênio prevê a capacitação de jovens aprendizes e a gestão do restaurante chamado Estação Bistrô,. Todo o aprendizado nas áreas da Nutrição e Gastronomia será colocado em prática no local.
Secretária de Turismo de Santos, Wânia Seixas lembrou do caminho percorrido e agradeceu o empenho da UNISANTOS em todo o processo, com o trabalho das professoras Mô,nica Lourenço das Neves, diretora do Centro de Ciências da Saúde, e Rosângela Bampa Schattan, coordenadora do curso de Gastronomia. O prefeito Papa agradeceu a confiança da UNISANTOS em mais um empreendimento, referindo-se à parceria da instituição em diferentes projetos.
O reitor Marcos Medina exaltou que o turismo é essencial para Santos e que iniciativas como a do Restaurante-Escola aproximam a instituição. Ele citou a essência do programa, que é a inclusão social, o caminho para qualificação e oportunidade para o mercado de trabalho. “Nos fazemos solidários nesta iniciativa. É uma honra fazer parte desse projeto”.
Também participaram da cerimô,nia de assinatura, o secretário estadual de turismo, Márcio França, políticos, secretários municipais, as pró-reitoras da UNISANTOS, Roseane Marques da Graça Lopes (acadêmica) e Mariângela Mendes Lomba Pinho (administrativa), a diretora da Faculdade de Direito, Renata Soares Bonavides Pilotto, a coordenadora do curso de Nutrição, Valdete Lemes Stivanin, a coordenadora do curso de Gastronomia, Rosângela Bampa Schattan, a gerente de Relacionamento e Negócios, Dalva Mendes Fernandes, e o assessor jurídico Luiz Gonzaga Lourenço.
Aulas
Durante seis meses, 22 jovens serão capacitados. As aulas teóricas têm início no dia 7 de fevereiro e a previsão é que o restaurante esteja aberto ao público, de terça-feira a sábado, a partir do mês de março.