A UNISANTOS está apta para executar atividades de pesquisa nas áreas de Desenvolvimento de produto e engenharia de processos e Desenvolvimento de produtos e processos para monitoração, manejo e conservação do meio ambiente.
O credenciamento reconhece que a UNISANTOS atua em áreas de relevante interesse para a indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis e/ou temas e áreas correlatas, como meio ambiente, energia e formação de recursos humanos. Evidencia, ainda, que a Universidade tem reconhecida idoneidade e competência tecnológica e possui infraestrutura e condições operacionais para a execução das atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Projetos
1- Desenvolver ASIC (Aplication Specific Integrated Circuit) na tecnologia CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor) de circuitos digitais, analógicos e integrados de radiofreqü,ência,
3- Identificar, estudar e isolar consórcios microbianos de diferentes ambientes impactados por óleo e petróleo, capazes de degradarem petróleo, visando reduzir poluição decorrente de derramamentos,
5- Pesquisa continuada na área ambiental, abrangendo sua fragilidade e vulnerabilidade, o repertório de alternativas para compensação ou redução de emissões de gases de efeito estufa.
“Este é um selo de qualidade. Somos a única instituição da região credenciada e com vários projetos. Este credenciamento tem um significado especial para a região”, destaca o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite. Para entender esse processo, ele diz que os investimentos tiveram início em 2007, em ações conjuntas com a Petrobras, inclusive para o projeto de implantação do curso de Engenharia de Petróleo, que teve início em 2009.
O reitor lembra dos investimentos em laboratório, como o de Simulação de Processos de Exploração de Petróleo, fruto de parceria com a empresa franco-americana Schlumberger, líder na fabricação de softwares exclusivos, além de laboratórios como o de Operações Unitárias e o de Geociências. Criação de grupos de pesquisa e contratação de professores-pesquisadores, por meio de edital público, também fizeram parte das ações.
Em uma primeira análise, os projetos irão beneficiar cerca de 2 mil alunos. As ações representaram investimentos em torno de R$560 mil. Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da UNISANTOS, o professor doutor Sérgio Olavo Pinto da Costa diz que o credenciamento tem um significado especial, pois é o reconhecimento formal das condições operacionais, infraestrutura e idoneidade de uma instituição de ensino. Para a diretora adjunta do Instituto, trata-se de uma certificação muito importante que demonstra a excelência de uma instituição de ensino que tem muito a colaborar para o desenvolvimento do País.