A UNISANTOS recebeu, nesta terça-feira (8), estudantes do 1º ano do ensino médio do Liceu Santista para a abertura do programa “Trilhas Formativas”. Acompanhados pelos pais, eles participaram de mini oficinas que contemplam os itinerários formativos que fazem parte do “Novo Ensino Médio”.
Todos os estudantes puderam vivenciar um pouco o percurso que irão trilhar ao longo de três anos. Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em consonância com a escola, a UNISANTOS realizará oficinas e os alunos farão projetos nas áreas contempladas pelo novo currículo: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Os pais dos estudantes conheceram a proposta da UNISANTOS que foi discutida e aprovada pela escola. A apresentação foi realizada pelo professor doutor Maurício Marques Pinto da Silva, responsável pelo Comitê de Iniciação Científica, e pela professora doutora Adriana Florentino de Souza, diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci).
QUALIDADE – Indira Coelho de Souza, mestre em Administração pela UNISANTOS, mãe do Luciano de Souza Iene, ressaltou a infraestrutura da Universidade, considerando a instituição como diferenciada por conta da qualidade no ensino. Ela acredita que esse trabalho com os estudantes do ensino médio é muito importante, pois assim o jovem já pode vivenciar novas experiências e formar senso crítico para tomada de decisões.
Pai dos estudantes Antonio e do Miguel, Gustavo Gandini Giani considera importante essa mudança curricular do ensino médio e acredita que a experiência na UNISANTOS pode contribuir muito para que os jovens possam encontrar a área do conhecimento que pretende seguir. “Achei excelente a proposta de trabalho com os estudantes. Gostei muito do que vi”.
INTERNACIONAL – Na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a oficina “Rússia x Ucrânia no tabuleiro da Política Internacional”, ministrada pelo coordenador do curso de Relações Internacionais, o professor doutor Fabiano Lourenço de Menezes, discutiu os impactos da guerra e a importância das relações internacionais. Fã dos estudos na área da geopolítica, Enzo Santana Regio comentou que participar dessas atividades na Universidade é uma grande vantagem na formação dos estudantes. “Não é qualquer pessoa que tem uma oportunidade como essa que estamos recebendo da UNISANTOS. Além disso, durante o programa iremos ganhar ainda mais tempo para as nossas escolhas e entrar na Universidade com um conhecimento da vida universitária”, destacou.
Para Luciano de Souza Iene, a ideia de promover o conhecimento de diversas áreas de atuação para os estudantes é algo extremamente interessante. Ele acredita que passar por essa experiência ao longo do ensino médio irá colaborar para sua formação. “Eu acredito que a maior vantagem que nós estamos tendo é de saber como funciona uma Universidade”.
QUÍMICA – Bicarbonato de sódio, barra de zinco, ácido clorídrico diluído em água e vinagre. Esses foram alguns dos itens utilizados na experiência química, que contemplou a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, durante a oficina com o professor mestre Marco Antonio Cismeiro Bumba.
Ansiosa para participar das próximas oficinas, Beatriz Taddeo Nascimento ficou feliz em participar da oficina de química, pois é uma área que ela pretende seguir. Segundo a jovem, a oportunidade de participar dessa experiência coloca os alunos muito a frente, principalmente por ser em áreas que mais gostam. Irmã gêmea, Sophia Taddeo Nascimento gostou muito da experiência. Ela adorou a linguagem de química e pretende utilizar bastante. “É um meio de conhecermos mais e explorarmos às áreas que queremos atuar”.
GEOCIÊNCIAS – Na oficina de Geociências, que contemplou a área de Matemática e suas Tecnologias, o professor mestre Jhonnes Alberto Vaz apresentou softwares de fácil acesso e fez referência a aplicativos que são utilizados no cotidiano. Assim, os alunos puderam entender que tudo faz parte da ciência que estuda o espaço geográfico.
Para o estudante Diego Reis Nogueira, o mais interessante foi a utilização do software Google Earth, explicado e demonstrado pelo docente durante a oficina. “Nunca tinha chegado a pesquisar esse site para saber como era, por isso me chamou a atenção”. Já para Letícia Estevez, a palestra foi tão boa e explicativa que a deixou empolgada para as próximas semanas. “Ainda estamos decidindo em qual área vamos seguir, não temos muita noção do que vai ser feito, mas a explicação do professor sobre geografia e espaço foi ótima”.
LUZ, CÂMERA E AÇÃO – “Qual o jeito certo de gravar um vídeo? Qual a melhor forma de se enquadrar? Como ter um áudio perfeito? E qual a melhor posição para aproveitar a luz?” Essas foram algumas questões tratadas pelos professores mestres Marcos de Almeida Rubia e Isabela Wippinich Jorge, na Oficina de Comunicação que contemplou a área de Linguagens e suas Tecnologias. Nela, os estudantes participaram de uma dinâmica para ler um texto diante da câmera e ainda gravaram um vídeo tendência do aplicativo TikTok, no estúdio de TV.
Para a estudante Luana Gomes, foi uma experiência diferente, que trouxe dicas muito importantes e que serão válidas para o seu futuro acadêmico. “Eu espero conseguir aprender e desenvolver meus conhecimentos aqui”. Para Marina Nelson, essa é uma experiência que vai ajudar a decidir o futuro profissional. A estudante participou da dinâmica de ler o teleprompter, o famoso ‘TP’ dos apresentadores de TV, durante a oficina, e diz ter gostado. Ela pretende cursar Relações Internacionais.