TRILHAS FORMATIVAS – UNISANTOS recebe estudantes do Liceu Santista para realização de oficinas que contemplam os itinerários formativos do “Novo Ensino Médio”

Estudantes e professores foram recebidos por docentes da Universidade na abertura do subprograma “Trilhas Formativas”

A UNISANTOS recebeu, nesta terça-feira (8), estudantes do 1º ano do ensino médio do Liceu Santista para a abertura do programa “Trilhas Formativas”. Acompanhados pelos pais, eles participaram de mini oficinas que contemplam os itinerários formativos que fazem parte do “Novo Ensino Médio”.

 

Professora Adriana Florentino apresentou a proposta aprovada pela escola que será trabalhada

Todos os estudantes puderam vivenciar um pouco o percurso que irão trilhar ao longo de três anos. Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em consonância com a escola, a UNISANTOS realizará oficinas e os alunos farão projetos nas áreas contempladas pelo novo currículo: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

 

Os pais dos estudantes conheceram a proposta da UNISANTOS que foi discutida e aprovada pela escola. A apresentação foi realizada pelo professor doutor Maurício Marques Pinto da Silva, responsável pelo Comitê de Iniciação Científica, e pela professora doutora Adriana Florentino de Souza, diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci).

 

Indira de Souza
Gustavo Giani

QUALIDADE – Indira Coelho de Souza, mestre em Administração pela UNISANTOS, mãe do Luciano de Souza Iene,  ressaltou a infraestrutura da Universidade, considerando a instituição como diferenciada por conta da qualidade no ensino. Ela acredita que esse trabalho com os estudantes do ensino médio é muito importante, pois assim o jovem já pode vivenciar novas experiências e formar senso crítico para tomada de decisões.

 

Pai dos estudantes Antonio e do Miguel,  Gustavo Gandini Giani considera importante essa mudança curricular do ensino médio e acredita que a experiência na UNISANTOS pode contribuir muito para que os jovens possam encontrar a área do conhecimento que pretende seguir. “Achei excelente a proposta de trabalho com os estudantes. Gostei muito do que vi”.

 

Oficina “Rússia x Ucrânia no tabuleiro da política Internacional”
Luciano Iene
Enzo Regio

INTERNACIONAL – Na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a oficina “Rússia x Ucrânia no tabuleiro da Política Internacional”, ministrada pelo coordenador do curso de Relações Internacionais, o professor doutor Fabiano Lourenço de Menezes, discutiu os impactos da guerra e a importância das relações internacionais. Fã dos estudos na área da geopolítica, Enzo Santana Regio comentou que participar dessas atividades na Universidade é uma grande vantagem na formação dos estudantes. “Não é qualquer pessoa que tem uma oportunidade como essa que estamos recebendo da UNISANTOS. Além disso, durante o programa iremos ganhar ainda mais tempo para as nossas escolhas e entrar na Universidade com um conhecimento da vida universitária”, destacou.

 

Para Luciano de Souza Iene, a ideia de promover o conhecimento de diversas áreas de atuação para os estudantes é algo extremamente interessante. Ele acredita que passar por essa experiência ao longo do ensino médio irá colaborar para sua formação. “Eu acredito que a maior vantagem que nós estamos tendo é de saber como funciona uma Universidade”.

 

Bicarbonato de sódio, barra de zinco e ácido clorídrico foram alguns dos elementos utilizados nas experiências químicas
Beatriz Taddeo
Sophia Taddeo

QUÍMICA – Bicarbonato de sódio, barra de zinco, ácido clorídrico diluído em água e vinagre. Esses foram alguns dos itens utilizados na experiência química, que contemplou a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, durante a oficina com o professor mestre Marco Antonio Cismeiro Bumba.

 

Ansiosa para participar das próximas oficinas, Beatriz Taddeo Nascimento ficou feliz em participar da oficina de química, pois é uma área que ela pretende seguir. Segundo a jovem, a oportunidade de participar dessa experiência coloca os alunos muito a frente, principalmente por ser em áreas que mais gostam. Irmã gêmea, Sophia Taddeo Nascimento gostou muito da experiência. Ela adorou a linguagem de química e pretende utilizar bastante. “É um meio de conhecermos mais e explorarmos às áreas que queremos atuar”.

 

Letícia Estevez
Diego Nogueira
Oficina de Geociências contemplou a área de Matemática e suas Tecnologias

GEOCIÊNCIAS – Na oficina de Geociências, que contemplou a área de Matemática e suas Tecnologias, o professor mestre Jhonnes Alberto Vaz apresentou softwares de fácil acesso e fez referência a aplicativos que são utilizados no cotidiano. Assim, os alunos puderam entender que tudo faz parte da ciência que estuda o espaço geográfico.

 

Para o estudante Diego Reis Nogueira, o mais interessante foi a utilização do software Google Earth, explicado e demonstrado pelo docente durante a oficina. “Nunca tinha chegado a pesquisar esse site para saber como era, por isso me chamou a atenção”. Já para Letícia Estevez, a palestra foi tão boa e explicativa que a deixou empolgada para as próximas semanas. “Ainda estamos decidindo em qual área vamos seguir, não temos muita noção do que vai ser feito, mas a explicação do professor sobre geografia e espaço foi ótima”.

 

Marina Nelson
Luana Gomes
Oficina de Comunicação que contemplou a área de Linguagens e suas Tecnologias

LUZ, CÂMERA E AÇÃO – “Qual o jeito certo de gravar um vídeo? Qual a melhor forma de se enquadrar? Como ter um áudio perfeito? E qual a melhor posição para aproveitar a luz?” Essas foram algumas questões tratadas pelos professores mestres Marcos de Almeida Rubia e Isabela Wippinich Jorge, na Oficina de Comunicação que contemplou a área de Linguagens e suas Tecnologias. Nela, os estudantes participaram de uma dinâmica para ler um texto diante da câmera e ainda gravaram um vídeo tendência do aplicativo TikTok, no estúdio de TV.

 

Para a estudante Luana Gomes, foi uma experiência diferente, que trouxe dicas muito importantes e que serão válidas para o seu futuro acadêmico. “Eu espero conseguir aprender e desenvolver meus conhecimentos aqui”.  Para Marina Nelson, essa é uma experiência que vai ajudar a decidir o futuro profissional. A estudante participou da dinâmica de ler o teleprompter, o famoso ‘TP’ dos apresentadores de TV, durante a oficina, e diz ter gostado. Ela pretende cursar Relações Internacionais.

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