Empregar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para criar produtos com características profissionais e inovadoras a partir de matérias-primas naturais. Esse foi o desafio dos alunos do último semestre de Farmácia como trabalho final das disciplinas de Farmacotécnica Industrial e Gestão Farmacêutica. Utilizando a infraestrutura de laboratórios da Universidade, os alunos desenvolveram produtos como: esmalte natural infantil, máscara para hidratação capilar, óleo para bebês, óleo corporal bifásico, creme hidratante a base de mamão e creme cicatrizante, e apresentaram o resultado, no dia 19 de novembro, no hall de entrada do Campus Dom Idílio José Soares.
Para os docentes Túlio Nakazato da Cunha e Marlene Rosimar da Silva Vieira, responsáveis pelas disciplinas envolvidas no projeto, esse trabalho representa uma oportunidade para que os alunos possam colocar em prática todo o conhecimento farmacêutico. “É um trabalho completo, pois eles têm um semestre para criar a fórmula, executar a preparação, verificar a viabilidade, fazer os testes e desenvolver o produto”, explica o professor Túlio, responsável pela Farmacotécnica Industrial.
Já a professora Marlene, que também é coordenadora do curso de Farmácia, acrescenta que o trabalho também tem o objetivo de estimular o empreendedorismo entre os acadêmicos. “Além das questões técnicas, os alunos têm que pensar nas estratégias de marketing, custos, viabilidade, entre outras coisas. É uma boa preparação para os alunos e estimula o lado empreendedor”, comenta.
PROJETOS – O grupo formado pelas alunas Renata Sobreia de Campos Gerônimo, Isabela Gonçalves do Nascimento e Melissa da Cruz Menezes criou o esmalte infantil Abeli, que foi desenvolvido tendo cera de abelha como base e é atóxico para que as crianças possam utilizar. Elas contam que o trabalho é bastante enriquecedor para a formação do farmacêutico. “É um aprendizado muito grande e que tem muita importância, principalmente para quem quer ir para a área de pesquisa de desenvolvimento”, explica Renata.
Criadores da máscara de hidratação para cabelo Bepantrox, Valéria Santos de Oliveira, Vanessa Santana Cordeiro e Fábio Correia de Souza também destacam a importância do projeto para fixação de todo conteúdo ministrado durante o curso. “É importante porque conseguimos trabalhar na prática tudo que aprendemos durante o curso. Isso é muito bom para amarrar e concluir nossa formação”, conclui Fábio.