Fundada em 28 de agosto de 1951, a Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da Universidade Católica de Santos e do Liceu Santista, representa um marco histórico na educação no litoral do Estado de São Paulo. A sua criação, ideário de Dom Idílio José Soares (terceiro bispo de Santos -1943/1966), originou a instalação da primeira faculdade de Direito, que ficou conhecida como Casa Amarela, espaço que possibilitou a formação de notáveis homens e mulheres do campo jurídico e que permanece com as mesmas aspirações até os dias atuais, em outras instalações, mas no mesmo local, na Avenida Conselheiro Nébias, no bairro do Boqueirão.
Dom Idílio liderou um grupo de 14 pessoas, representantes de diferentes segmentos da sociedade santista. O nome da instituição (Sociedade Visconde de São Leopoldo) é uma homenagem ao santista José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde São Leopoldo, criador dos cursos jurídicos no Brasil, governador da Província do Rio Grande e fundador da cidade gaúcha de São Leopoldo, durante o período imperial.
DESENVOLVIMENTO – Após a instalação do primeiro curso jurídico na região, o crescimento foi inevitável com a criação, em 1955, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1959, a instituição incorporou a Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais e, na década 70, foram criadas as faculdades de Arquitetura e Urbanismo, de Comunicação e de Serviço Social. Nos anos 80, surgiram as faculdades de Farmácia, Enfermagem e Engenharia.
Dom Idílio faleceu em 1966 e Dom David Picão assumiu a presidência. Na sua administração, o Liceu Santista foi incorporado em 1977 e a Universidade Católica de Santos reconhecida em 1986. Com a resignação de Dom David, em 2000, a São Leopoldo passou a ser presidida pelo atual bispo emérito de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido. Com a sua renúncia, conforme previsto pelo Código de Direito Canônico, por motivo de idade, Dom Tarcísio Scaramussa foi nomeado bispo diocesano e tornou-se, no dia 6 de maio de 2015, chanceler da UNISANTOS. No dia 27 de abril de 2016, Dom Tarcísio foi eleito, em Assembleia Geral da instituição, presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo.
Conheça a história da instituição. Acesse a linha do tempo. Clique AQUI.