REFLEXÃO – Em meio às atividades acadêmicas, estudantes renovam a fé em Grupo de Oração

Encontros acontecem, às terças-feiras, na Capela São José
Grupo, pela manhã, reúne estudantes de diferentes cursos

Apesar do ritmo acelerado da vida acadêmica, os estudantes da UNISANTOS encontraram no Grupo de Oração Universitário (GOU) um espaço para fortalecer sua fé e espiritualidade. Com uma abordagem carismática, os encontros, nos períodos da manhã e da noite, reúnem universitários para uma pausa na rotina com um momento de louvor, oração e reflexão.

 

Às terças-feiras, os estudantes se reúnem na Capela São José, durante o intervalo das aulas, como forma de lembrar que Deus deve ser o centro de tudo, inclusive dos estudos. “É um lugar que, em meio a tantos trabalhos, em meio a tantas atividades, a gente lembra que tem alguém para se refugiar”, afirma o estudante do 3º Semestre de Filosofia, Marcos Francisco Rios da Silva.

 

Marcos da Silva
Mariana da Cruz Zucchi

Estudante do 9º Semestre de Direito, Mariana da Cruz Zucchi ressalta a importância do grupo, uma vez que ele transcende a experiência individual, sendo essencial para a identidade da Universidade, por conta da sua identidade católica. Sobre a sua experiência no grupo, ela destaca o momento que conduziu a leitura e exortação bíblica. “Eu acho que pregar não é só você explicar. É muito mais sobre ação e movimento do Espírito Santo em você. O Espírito Santo só está usando o seu corpo para você passar essa mensagem”, explica.

 

Gabriel Brando
Carolina Jacobowski

Durante os encontros, ocorrem três momentos:  louvor, espírito e palavra.  Coordenador do GOU pela manhã, o estudante do 5º Semestre de Filosofia, Gabriel Macedo da Silva Brando, que é membro da Comunidade Passio Domini (CCPD), explica que o louvor é o momento de canto. Em seguida, há o momento de Espírito, o foco principal, onde pedem a graça do Espírito Santo. Para finalizar, o grupo realiza a pregação da palavra.

 

Segundo a coordenadora do grupo no período da noite, a estudante do 7º Semestre de Psicologia, Carolina Gonçalves Jacobowski, as atividades vão muito além de só sustentar o lado espiritual dos alunos, uma vez que é proporcionado um ambiente que permite que os alunos saiam do seu “nicho” e façam novas amizades com colegas de diferentes cursos. “Tem muitos que, depois de começar no GOU, estreitam as suas amizades aqui na Universidade”, diz.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.