

Apesar do ritmo acelerado da vida acadêmica, os estudantes da UNISANTOS encontraram no Grupo de Oração Universitário (GOU) um espaço para fortalecer sua fé e espiritualidade. Com uma abordagem carismática, os encontros, nos períodos da manhã e da noite, reúnem universitários para uma pausa na rotina com um momento de louvor, oração e reflexão.
Às terças-feiras, os estudantes se reúnem na Capela São José, durante o intervalo das aulas, como forma de lembrar que Deus deve ser o centro de tudo, inclusive dos estudos. “É um lugar que, em meio a tantos trabalhos, em meio a tantas atividades, a gente lembra que tem alguém para se refugiar”, afirma o estudante do 3º Semestre de Filosofia, Marcos Francisco Rios da Silva.


Estudante do 9º Semestre de Direito, Mariana da Cruz Zucchi ressalta a importância do grupo, uma vez que ele transcende a experiência individual, sendo essencial para a identidade da Universidade, por conta da sua identidade católica. Sobre a sua experiência no grupo, ela destaca o momento que conduziu a leitura e exortação bíblica. “Eu acho que pregar não é só você explicar. É muito mais sobre ação e movimento do Espírito Santo em você. O Espírito Santo só está usando o seu corpo para você passar essa mensagem”, explica.


Durante os encontros, ocorrem três momentos: louvor, espírito e palavra. Coordenador do GOU pela manhã, o estudante do 5º Semestre de Filosofia, Gabriel Macedo da Silva Brando, que é membro da Comunidade Passio Domini (CCPD), explica que o louvor é o momento de canto. Em seguida, há o momento de Espírito, o foco principal, onde pedem a graça do Espírito Santo. Para finalizar, o grupo realiza a pregação da palavra.
Segundo a coordenadora do grupo no período da noite, a estudante do 7º Semestre de Psicologia, Carolina Gonçalves Jacobowski, as atividades vão muito além de só sustentar o lado espiritual dos alunos, uma vez que é proporcionado um ambiente que permite que os alunos saiam do seu “nicho” e façam novas amizades com colegas de diferentes cursos. “Tem muitos que, depois de começar no GOU, estreitam as suas amizades aqui na Universidade”, diz.