PSICOLOGIA – Cinedebate “Estamira” marca as comemorações do 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Após exibição de documentário, estudantes participaram do debate

O curso de Psicologia, em parceria com a Frente Antimanicomial da Baixada Santista, realizou na quarta-feira (14), o “Cinedebate: filme Estamira”, como parte das comemorações do 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial.  O evento contou com a participação de estudantes do curso de Psicologia e Farmácia, além de convidados.

O objetivo do evento foi conscientizar sobre os efeitos nocivos da institucionalização de pessoas em manicômios, sobre as possibilidades de tratamento e de como a Psicologia pode contribuir para oferecer a melhor assistência. Na primeira parte, foi exibido o documentário brasileiro “Estamira”, produzido por José Padilha, que trata do cotidiano de uma mulher com transtorno mental grave, que passa grande parte do seu dia em um lixão. Na sequência, houve um debate, abordando as questões psicológicas e sociais da vida de Estamira.

Organizador do cinedebate, o docente do curso de Psicologia, professor doutor Igor da costa Borysow, que ministra a disciplina Processos Inclusivos, disse que o evento possibilitou que os estudantes pensassem sobre “os significados que a loucura tem na sociedade, as formas de violência imputadas às pessoas nessas condições, as possibilidades de tratamento, as práticas de desinstitucionalização e o cuidado em liberdade”.

Participaram da mesa de debates, o  estudante de Serviço Social da Unifesp e membro da Frente da Luta Antimanicomial da Baixada Santista, Ângelo Galdino; a psicóloga clínica formada pela UNISANTOS, Márcia Cristina Marreta; o psicólogo clínico formada pela UNISANTOS, Samuel Bittar; e a estudante do curso de Psicologia da UNISANTOS, Viviane Maria Ribeiro da Silva, membro da Frente da Luta Antimanicomial da Baixada Santista; Fernanda Garcia Estevez, também da Frente da Luta Antimanicomial da Baixada Santista;  além do professor Igor Borysow.