Um estudante de Relações Internacionais e duas recém-formadas pelo curso de História tiveram seus projetos selecionados no 6º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no Município de Santos, do Fundo de Assistência à Cultura (Facult), da Prefeitura Municipal de Santos. Publicado no Diário Oficial de Santos (página 58), no dia 1º de novembro de 2017, o edital de chamamento mostra que três dos cinco primeiros classificados são de projetos desenvolvidos na UNISANTOS.
A primeira colocação foi obtida pela historiadora Karime Moussalli Antigo, formada em 2015. O resultado foi conquistado com o projeto (do segmento Literatura) “Nas Pistas de uma Construtora de Sonhos – A Vida e Obra de Rosinha Mastrangelo”, o qual também foi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante. Outro TCC desenvolvido no curso de História, em 2015, foi o 3º colocado. A pesquisa “O Instituto São Vladimir e a Presença Russa em Santos pela Voz dos Imigrantes – Maria Paula Guerra Ferreira”, de Barbara Higa Silva, foi utilizado como base para apresentação do projeto de Maria Paula Guerra Ferreira, no segmento Artes Visuais.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS – “Cavendish – Invasão à Vila de Santos”. Esse é o nome do projeto apresentado pelo estudante do 4º semestre de Relações Internacionais, André Luiz Alonso de Assis, classificado em 4º lugar. Proposto no segmento audiovisual, o projeto é um documentário sobre o corsário inglês que atacou a Vila de Santos, em 1591, em sua tentativa de realizar sua segunda volta ao mundo.
FACULT – O 6º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no Município de Santos contemplará cada projeto com R$ 12 mil. O objetivo do aporte, do Fundo de Assistência à Cultura (Facult), é incentivar à produção cultural local. Todos os projetos contemplados serão necessariamente apresentados em locais públicos ou com entradas gratuitas.