“A Profissão do Engenheiro Civil: A arte de dominar o concreto armado”, “Anatomia do coração: Observando a peça anatômica e compreendendo eletrocardiograma” e “Utilização da Biomassa no tratamento de efluentes: uma alternativa sustentável” foram as primeiras oficinas que a nova turma de estudantes do Ensino Médio participaram, no último dia 15. Eles fazem parte do Programa Expedição Científica, oferecido para as escolas conveniadas com a UNISANTOS por meio do Programa de Educação Científica para o Ensino Médio.
Os novos estudantes foram recebidos pelos representantes do Comitê de Iniciação Científica (COIC), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), e, depois de receberem as orientações sobre o programa, dividiram-se em grupos para as oficinas. “A Profissão do Engenheiro Civil: A arte de dominar o concreto armado”, foi coordenada pelo professor doutor Juarez Ramos da Silva, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias; “Anatomia do coração: Observando a peça anatômica e compreendendo eletrocardiograma”, foi realizada pela coordenadora do curso de Enfermagem, professora mestre Joice Maria Pacheco Antônio Fernandes; e “Utilização da Biomassa no tratamento de efluentes: uma alternativa sustentável”, ficou sob a responsabilidade do professor mestre Marco Antonio Cismeiro Bumba, dos cursos de Engenharia Ambiental, de Produção e Química.
CONHECIMENTO – Animado em participar desta experiência, o estudante André Abdul Santos Bezerra, da Escola Estadual Olga Cury, comentou que a Expedição Científica prepara o aluno para a Graduação. Ele ainda classificou a iniciativa da UNISANTOS como excelente. “Eu considero excelente essa ação da UNISANTOS, porque muitos alunos não têm a oportunidade de conviver desde cedo dentro de uma Universidade. Com a Expedição Científica nós conseguimos viver um pouco deste ambiente”, finalizou.
Para Amanda Saraiva Tavares, do Colégio Presidente Kennedy, as atividades desenvolvidas ao longo dos encontros da Expedição Científica irão contribuir para a decisão da área a seguir. Na visão da aluna, o programa é uma grande oportunidade para os alunos aprenderem novos conteúdos e conhecerem mais da vida universitária. “Eu nunca tinha visto uma ação como esta da UNISANTOS, e isso é algo muito legal para os jovens. Além disso, eu tenho certeza que estar na Universidade poderá me ajudar a decidir o meu curso”, concluiu.
Para a coordenadora da área de Artes da Diretoria de Ensino de Santos, Adriana Marques Ursini Santás, essa ação desenvolvida pela UNISANTOS faz com que os jovens criem grandes perspectivas para o futuro. A interlocutora do projeto nas unidades de Ensino da Cidade também ressaltou o incentivo ao adolescente que a instituição demonstra com a Expedição Científica. “Além desse projeto ser uma oportunidade única para os estudantes, ela acredita no potencial do adolescente fazendo com que ele desperte cada vez mais o interesse em aprender”, disse.