A obra divide-se em quatro dimensões, passando pelos fatos sobre a Inconfidência Mineira a relatos escritos pela personagem principal, que faz a ligação entre as duas épocas, séculos XVIII e XXI, contestando a historiografia oficial.
A história se passa em um cenário onde um professor renomado por suas pesquisas em torno da História do Brasil tem as vagas de seu curso, intitulado ",Inconfidência Mineira",, disputadas pelos mais ambiciosos candidatos. O curso tem a duração de quinze semanas, tempo suficiente para que os alunos tomem conhecimento da decepção sofrida por Tiradentes e seus inconfidentes. No meio do percurso, os alunos e o professor se deparam com a surpresa da contestação dos fatos, por parte de uma aluna. O confronto cresce a cada semana, criando condições para um desenlace surpreendente.
O professor Cláudio José dos Santos é pró-reitor comunitário da UNISANTOS, formado em Pedagogia e pós-graduado em Ciências Sociais. Ele leciona Sociologia e Metodologia do Trabalho Científico.