PRATAS DA CASA – Formados pelo curso de Nutrição da UNISANTOS são finalistas do Prêmio Destaque Profissional 2024, do Conselho Regional de Nutrição da 3ª região

Rayane Gomes de Freitas
Diogo Thimóteo da Cunha

Formados em Nutrição pela UNISANTOS, os pesquisadores Diogo Thimóteo da Cunha e Rayane Stephanie Gomes de Freitas são finalistas do Prêmio Destaque Profissional 2024 – Dra. Eliete Salomon Tudisco, do Conselho Regional de Nutrição da 3ª região (CRN – 3), na categoria Nutrição no Ensino, Pesquisa e Extensão. A chancela é fruto do impacto da produção científica de ambos para o desenvolvimento da área nutricional.  Suas ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, um dos critérios para a seleção.

 

Mestre e doutor em Ciências da Saúde e especialista em Alimentação Coletiva, Diogo Cunha coordena o curso de Nutrição da Unicamp, ministra aulas e é pesquisador da instituição. Sua trajetória está ligada à área de alimentação coletiva, trabalhando principalmente com alimentação escolar. Tem mais de 100 artigos publicados em revistas internacionais e é do corpo editorial de três delas. Suas pesquisas têm financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

 

Diogo diz que tem muitas lembranças das UNISANTOS, principalmente dos professores e das conversas com os amigos nos diferentes espaços da instituição. “Devo muito à UNISANTOS por uma formação sólida em nutrição, o que me permitiu atingir níveis maiores e me tornar um profissional independente”, ressalta.

 

AMBIENTE MAIS HUMANIZADO – Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde, e doutora em Nutrição, Rayane Freitas é pesquisadora na Pacto Organizações Regenerativas. Ela desenvolve e coordena pesquisas de avaliação, monitoramento e aprendizagem de programas, projetos e políticas nos campos da saúde, educação, relações raciais, mudanças climáticas, serviços públicos e primeira infância. Tem várias pesquisas sobre como tornar os ambientes de cozinha mais humanizados e o trabalho íntegro a partir do referencial da resiliência de sistemas. Os estudos dialogam com o ODS 8, trabalho decente, e com o ODS 10, redução das desigualdades.

 

Rayane também é consultora e palestrante nas áreas de nutrição, diversidade, saúde da população negra e relações étnico-raciais. Liderança feminina formada pelo Programa Take the Lead da Cornell University, é tutora de elaboração de projetos na Pós-graduar (UFABC/Rede Emancipa). Coordenadora do livro Democracia, Diversidade e Inclusão na Rede Internacional de Autoria Colaborativa, é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

 

Na UNISANTOS, Rayane realizou dois projetos de iniciação científica e considera que esses foram os incentivos para se tornar uma pesquisadora. “Elas [pesquisas] foram muito importantes para pavimentar o caminho pelo qual eu decidi continuar trilhando. Certamente foi ali que me foi apresentada a possibilidade de me tornar pesquisadora”, destaca.

 

A votação é exclusiva para nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética inscritos no CRN – 3.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!