PRATA DA CASA – Psicóloga realiza atendimento a vítimas em Brumadinho e a médicos socorristas em Suzano

Sara dos Anjos
Psicóloga durante o trabalho em Brumadinho

Egressa do curso de Psicologia da UNISANTOS, Sara Cianelli dos Anjos iniciou o ano sob fortes emoções. Com experiências em atendimento psicológico em situações de emergências e pós-catástrofes, ela atuou, em fevereiro, em Brumadinho e, em março, em Suzano. Vocação é como ela define esse trabalho de auxílio ao próximo que já motivou enfrentar inúmeros desafios, inclusive no Timor Leste, quando, em 2015, foi ensinar os jovens a sonhar. “Você está indo ajudar quem está sofrendo e este sentimento vai afetar a sua vida e o seu jeito de pensar. Você muda os seus hábitos. Você passa a amar o próximo e corre o risco de esquecer de você mesmo”, destaca.

 

Integrando a equipe de voluntários da Ong SOS Global, Sara permaneceu dez dias em Brumadinho, depois do rompimento da barragem da Vale, e viu de perto a angustia de parentes e amigos de desaparecidos. Ela atendeu principalmente as crianças que, depois de sentirem confiança nos voluntários, relatavam o processo de perda e luto, sempre relacionado ao medo de uma nova tragédia. Já em Suzano, ela foi chamada pela coordenação do SAMU, no dia 13 de março, para atender a equipe médica que estava no auxílio às vítimas do massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil.

 

Sara com os jovens no Timor Leste, em 2015

Mestranda em Psicologia Clínica, Sara desenvolve a pesquisa “Intervenções Psicológicas com as Equipes de Atendimento em Traumas”, com foco na saúde emocional dos profissionais de primeira instância. Foi por conta do seu estudo que o SAMU entrou em contato para que colaborasse com a equipe médica. Ela pretende retornar ao local em breve para reavaliar todos os profissionais envolvidos na tragédia de Suzano que comoveu o País.

 

FORMAÇÃO – Sara destaca que durante a graduação recebeu muito suporte dos professores e colegas. Orientada pela professora mestre Flávia Henriques, ela foi bolsista do Programa de Iniciação Científica com o projeto “A Participação do Psicólogo nas Equipes da Defesa Civil em Situações de Emergência e Desastres: Intervenção e Prevenção”.

 

“Os professores diziam que eu tinha o perfil e confiavam em mim. Você sabia que não era mais um número e leva isso para sempre com você!”, diz Sara que ao estagiar na Clínica de Psicologia da UNISANTOS já enfrentou o primeiro desafio com a queda do avião do candidato à presidência da República, Eduardo Campos, em 2014, nas proximidades do Campus Boqueirão. Ela começou a atender as vítimas locais e foi neste momento que ganhou o voto de confiança dos professores-supervisores, o que serviu como incentivo e foi proporcionando mais segurança.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!