PÓS EM EDUCAÇÃO – Primeiro encontro do ciclo de leituras sobre povos originários de Abya Yala discute a trajetória do cacique Ubiratã

Evento foi realizado de forma remota. Em destaque, o cacique Ubiratã e as professoras Guadalupe Mota e Maria Cristina

“Educação, cultura e identidade: A jornada do Cacique Ubiratã Gomes no Litoral de São Paulo” foi o tema do primeiro encontro, no dia 29 de abril,  do Ciclo de Leituras do Pensamento Latino-americano: povos originários da Abya Yala 2024. Mestre em Educação pela UNISANTOS, o cacique, da aldeia Bananal de Peruíbe, é coordenador Regional da Funai.

Durante o evento, ele contou como foi viver em dois mundos, o da aldeia e o da academia, ressaltando o quanto a UNISANTOS foi acolhedora em compreender a sua maneira de aprender, e o quanto isso possibilitou que pudesse estabelecer um diálogo intercultural. Um detalhe que ele destaca foi o fato de a instituição permitir que o resumo da sua dissertação fosse escrito em Tupi, além do Português e Espanhol.

Docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e professora indigenista na Escola Municipal da Aldeia Guarani de Maquiné -RS, Maria Cristina Schefer foi coorientadora do Ubiratã no Mestrado. Doutora em Educação, ela contou a sua trajetória como educadora indigenista e pesquisadora da escolarização indígena, processo em que adolescentes indígenas frequentam escolas com a mesma matriz curricular das escolas estaduais.

Lembrando da dificuldade de levar uma escola para a comunidade Guarani de Maquiné, ressaltou a importância de uma educação específica para aquela comunidade. “Trata-se de compreender que há, sim, uma especificidade cultural que tem de ser contemplada no currículo para uma escola indígena. Essas comunidades organizam a vida por outra lógica de tempo, de saberes, de significados para suas existências. Sem um respeito profundo a esse modo de ser não se constitui uma matriz curricular verdadeiramente indígena”, explicou.

Também participaram do encontro a professora doutora Maria Julieta Abba, da Unisinos, o professor doutor Danilo Romeu Streck, da Universidade de Caxias do Sul, e a professora doutora Guadalupe Correa Mota, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

EVENTO – O projeto ‘Ciclo de Leituras do Pensamento Latino-americano: povos originários de Abya Yala 2024’ é uma iniciativa do Centro de Estudos Internacionais em Educação (CIEE/Unisinos), Centro de Estudos Latino-americano em Pesquisa em Educação (CELAPED/ Universidade Caxias do Sul) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNISANTOS. Ele faz parte da pesquisa em andamento intitulada ‘Sistematização Internacional de experiências educativas indígenas para a interculturalidade e a cidadania global crítica’, com subvenção do CNPq.

Para conferir a agenda dos próximos encontros, clique AQUI.