O evento reuniu alunos do 4º, semestre dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo e Engenharia Ambiental, que divididos em grupos colocaram em prática os conhecimentos básicos adquiridos na disciplina Mecânica de Sólidos.
Para construir a ponte, os alunos tiveram que usar cálculos, além do desafio de construir uma ponte com o peso máximo de 1.300 gramas. Ela teve que ter 1 metro, considerando um vão livre, ser toda formada por massa do tipo espaguete, com resina e cola do tipo massa, bloco de apoio em tubo PVC para água fria e barra de aço para aplicação da carga.
Com o objetivo de testar cálculos para a capacidade de suporte de carga máxima, a competição tem início com uma carga de 2 quilos, que depois de suportada, a cada 5 segundos são somadas novas cargas. “Essa competição põe em prática o conhecimento teórico e contribui para o trabalho em grupo”, disse o coordenador do curso de Engenharia Civil, responsável pela disciplina Mecânica dos Sólidos, professor Carlos Eduardo Mendes Gouveia.