PIP TEA – UNISANTOS inaugura os espaços de atendimento do Programa de Desenvolvimento para Inclusão Profissional de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo

Docentes, estudantes e dirigentes conheceram os novos espaços

A UNISANTOS inaugurou ontem os espaços de atendimento do Programa de Desenvolvimento para Inclusão Profissional de Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, o PIP TEA, inédito da região. O trabalho já teve início há duas semanas quando a equipe de psicólogos da instituição recebeu os primeiros pais e participantes inscritos para conhecerem os laboratórios que darão suporte para o desenvolvimento do programa. O objetivo é proporcionar um ambiente de desenvolvimento e aprendizado inclusivo e progressivo para integração efetiva no mercado de trabalho.

A primeira parte do programa teve início com as entrevistas e seguem com as avaliações neuropsicológicas e as avaliações de competências e habilidades para identificação dos perfis. Com base nas informações, as habilidades sociais e profissionais serão orientadas e a inserção no mercado de trabalho poderá ocorrer a qualquer momento. Estagiários do curso de Psicologia, que auxiliam os profissionais durante o programa, irão acompanhar os participantes nas empresas de maneira regressiva.

Psicólogos e estagiários do curso de Psicologia atuam em todo o processo de formação e inclusão no mercado de trabalho

CONTRIBUIÇÃO – Com uma equipe de psicólogos e pesquisadores, o PIP TEA apoia as famílias, contribui com os serviços públicos de assistência, amplia a rede de profissionais qualificados para atendimento, orienta para adoção de práticas inclusivas no ambiente de trabalho, sensibiliza as organizações para o acolhimento e a inclusão, além de auxiliar na adaptação do meio ambiente do trabalho.

As ações incluem: avaliação psicológica e neuropsicológica; desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais; sensibilização para as organizações; desenvolvimento de oportunidades de trabalho junto às organizações; avaliação de compatibilidade e correlação; plano individual de adaptação profissional; e acompanhamento de engajamento profissional.

As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3228-1218. Para conhecer mais o programa, clique AQUI.

A coordenadora do curso de Psicologia, Flávia Henriques, e o responsável pelo PIP TEA, Wagner Tedesco, descerraram a placa

COMPROMISSO – No dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a UNISANTOS anunciou PIP TEA, que está ligado à Clínica de Psicologia da instituição. O Programa veio somar-se a uma série de ações que o curso de Psicologia, nas áreas de atuação clínica, organizacional, escolar e institucional, e o curso de Pedagogia desenvolvem a essa população, por meio das seguintes disciplinas: Avaliação Neuropsicológica; Neurociências Aplicadas à Educação; Educação Especial e Inclusiva; Transtorno do Espectro do Autismo – TEA: Aspectos Escolares; Diagnóstico e Intervenção em Transtornos do Neurodesenvolvimento; Processos Inclusivos, Laboratórios de Neuropsicopedagogia e Estágios Supervisionados.

No dia 12 de abril, a instituição apresentou o PIP TEA durante o Seminário ESG, Acessibilidade e Neurodiversidade, que ocorreu em Santos com a participação de representantes dos governos federal e estadual.