PESQUISAS – Estudantes e docentes da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação apresentam trabalhos na 14ª Reunião da Anped Sudeste

Onze trabalhos produzidos por estudantes e docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNISANTOS serão apresentados na 14ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped Sudeste. Com a temática Direito à vida, direito à educação em tempos de pandemia, o evento ocorre de forma remota, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.

No GT Didática, serão apresentados os seguintes estudos: “Os Jovens Refugiados e as Escolas de Ensino Fundamental: a dificuldade de conviver com o outro, de Adriana Mallmann Vilalva (doutorado); “Representações sociais de docentes: concepções freireanas”, de Zulmira Ferreira de Jesus Cacemiro (doutorado); “Há práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula? Um estudo a partir da observação”, de Silvania Maria da Silva Gil (doutorado) e Maria de Fátima Barbosa Abdalla (orientadora); e “Representações Sociais sobre as pedagogias de inclusão: novas formas de ensinar e aprender”, da professora doutora Maria de Fátima Barbosa Abdalla.

No GT Formação de Professores, estarão as pesquisas “A cultura digital na formação docente”, de Robnaldo Fidalgo Salgado (doutorado); e “Avaliação diagnóstica do ensino público estadual de Mato Grosso (ADEPE/MT) e a formação contínua dos professores de Língua Portuguesa”, de Nilcéia Saldanha Carneiro (doutorado) e Irene Jeanete Lemos Gilberto (orientadora). No GT Filosofia da Educação, Luiz Carlos Nunes de Santana (doutorado) apresentará a pesquisa “O ensino de Filosofia e o desafio da formação humana dos jovens”. No GT Educação de Pessoas Jovens e Adultas, será apresentado o estudo “A invisibilidade das alunas extensionistas em tempos de pandemia”, de Solange Maria da Silva (doutorado). No GT Política da Educação Superior,  Virginia Sene Fernandes (doutorado) apresentará  a pesquisa “Análise do BNI na elaboração dos itens da prova do ENADE do Curso de Pedagogia de 2014 a 2017”, e Roberto Araújo da Silva (doutorado) o estudo “Universidade em derretimento: práticas pedagógicas em tempos de pós-verdade”.  No GT Trabalho e Educação, Maria do Carmo Luiz Caldas Leite (doutorado) fará a exposição da pesquisa “Educação e diretrizes sociais em Cuba: avanços e dilemas”.