PESQUISAS – Estudante do curso de Enfermagem apresentam trabalhos no Congresso Paulista de Diabetes e Metabolismo

Vitória Lima
Yasmim de Jesus

Estudantes do 10º semestre do curso de Enfermagem participaram do 15º Congresso Paulista de Diabetes e Metabolismo, realizado entre os dias 22 e 24 de agosto, no Centro de Convenções Blue Med, em Santos.  Elas apresentaram pesquisas relacionadas à educação em saúde sobre diabetes gestacional e estratégias complementares para o tratamento da doença.

Os estudos fazem parte de projetos de pesquisa desenvolvidos na UNISANTOS, sob a orientação do professor doutor Moisés Felipe Pereira Gomes. “A participação em eventos científicos é um importante passo no processo de formação profissional e construção do currículo”, diz o docente.

“Protocolo de revisão de literatura com metanálise da avaliação do efeito do treinamento resistido sobre a glicemia de indivíduos com diabetes mellitus tipo 1” foi o trabalho apresentado por Vitória de Jesus Lima, que integra o grupo formado por Davi Borges Ferreira, Thais Soares da Costa Walter e Thais Wilcensi Palaia.

Michelly Igue

“Educação em saúde acerca do diabetes gestacional: uma revisão da literatura”, foi apresentado por Yasmim Andrade de Jesus e Michelly Hanashio Igue, que integram o grupo formado também por Yzabelle de Lima Raimundo e Ashley Raquel Veloso dos Santos, do 8º semestre.

PARCERIA – A estudante Michelly Hanashio Igue também representou o professor Moisés Gomes na apresentação do trabalho “Avaliação do consumo do quiabo e/ou treinamento físico aeróbico em parâmetros da síndrome metabólica”, que é oriundo da sua tese e desenvolvido em parceria com pesquisadores da Unifesp.

CONGRESSO – O congresso teve como objetivo promover avanço no entendimento em diabetes, discutindo desde aspectos fisiopatológicos da doença até as possíveis complicações oriundas dela. No evento, estiveram reunidos os principais pesquisadores da área básica, clínica e envolvidos com cuidados à pessoa com diabetes.