Pesquisas do Laboratório de Geofísica são apresentadas em congresso internacional

petroleo-oleg
À direita, o professor-pesquisador Oleg Bokhonok durante apresentação do trabalho

O Laboratório de Geofísica Aplicada à Exploração de Petróleo, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS, esteve representado na 14ª edição do Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica e EXPOGEF, entre 3 e 6 de agosto, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. Apresentaram trabalhos, o aluno do 10º semestre de Engenharia de Petróleo, Nicolau Oyhenard Santos, e o professor-pesquisador Oleg Bokhonok, além do recém-formado pelo curso, Nelson Ricardo Coelho Flores Zuniga, mestrando no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG/USP.

petroleo-nicolau
Nicolau Santos representa os alunos do Engenharia de Petróleo

As pesquisas apresentadas, foram as seguintes: Residual function dispersion maps to evaluate multidimensional objective function topography: Near-surface geophysical inverse problems; Análise da Função Objetivo para Inversão de Sondagens Elétricas, Sondagens TDEM e Inversão Conjunta SEV/TDEM: Resultados Preliminares; Comparison of nonhyperbolic travel-time approximations for multicomponent seismic data; Preliminary data of magnetic susceptibility and geomagnetic field variations from sediment records of Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul State, Brazil; e Correntes induzidas geomagneticamente em uma linha de transmissão brasileira: Resultados preliminares.

Selecionados por uma rigorosa avaliação, os cinco trabalhos apresentados foram produzidos em colaboração com pesquisadores do Departamento de Geofísica da IAG/USP, Observatório Nacional do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Geologia da Universidade Federal Fluminense e Delft University of Technology.

Evento – Maior fórum de geofísica da América Latina e Caribe, o congresso foi espaço para uma programação técnica que, segundo o professor Oleg  Bokhonok contemplou tópicos geofísicos relativos à mineração, petróleo e gás, meio ambiente, engenharia de petróleo, terra sólida e geofísica espacial. A EXPOGEF contou com a participação de expositores de empresas de petróleo e gás do Brasil e do mundo.

Doações – Os contatos estabelecidos nos eventos resultam em novos conhecimentos, parcerias e investimentos. Recentemente, chegaram 10 títulos doados pela Sociedade Brasileira de Geofísica – SBGf – e pela IHS, empresa americana de análises em processos de empresas, governos e indústrias. As mais recentes publicações, que tratam de temas relacionados as áreas da Geofísica, Geologia, Energia e Segurança, são as seguintes: “Analise do Sinal Sísmico”; “Séries de Geofísica 1: “Considerações sobre a Aquisição Sísmica Multiclientes no Brasil: Aspectos Legais”; “Geofísica na Prospecção Mineral: Guia para Aplicação”; “Perfilagem Geofísica em Poço Aberto: Fundamentos básicos com ênfase em petróleo”; “Fundamentos do Método Magnetotelúrico na Exploração de Hidrocarbonetos”; “Fundamentos da Física para Geociências”; “Dicionário Enciclopédico Inglês- Português de Geofísica e Geologia”; “SBGf: três décadas promovendo a geofísica”; “The Prize: The Epic Quest for Oil, Money, and Power” e “The Quest: Energy, Security, and the Remaking of the Modern World”.