Entre os dias 15 e 18 de agosto, a UNISANTOS esteve representada no IX Congresso Brasileiro de História da Educação, em João Pessoa, na Paraíba. Docentes, estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de História apresentaram as suas mais recentes pesquisas.
Do Stricto Sensu em Educação, o professor doutor Luiz Carlos Barreira apresentou a pesquisa “Fazer-se professor hoje: a relevância atribuída à cultura herdada no processo de formação profissional do ser social”, em co-autoria com a egressa do Mestrado, Genira Rosa dos Santos; a professora doutora Maria Apparecida Franco Pereira apresentou o trabalho “Intelectuais mediadores da tradição educativa da elite cafeeira da Primeira República: Júlio Conceição em Santos”; e o professor doutor Moysés Kuhlmann Júnior expôs a pesquisa “Instituições educacionais no quadro das relações sociais – as interconexões entre o global, o nacional, o regional e o local”, que coordenou a mesa de trabalhos.
Do curso de História, a professora doutora Marina Tucunduva Porto Vieira apresentou “Educação não formal de crianças: o suplemento infantil ‘A Tribuninha’, da cidade de Santos”. Também participaram do evento os mestrandos em Educação, Ângela Bonard Micci Borges de Campos; Humberto Pereira da Cunha, que apresentou o trabalho “De parques infantis a escolas municipais de educação infantil: Santos (1930-1977)”; Lucas Henrique Silva Gonçalves e Paulo Rogerio de Oliveira Teixeira, além da egressa Lucia Tavares Nascimento, que apresentou a pesquisa “O curso normal de formação profissional de professores da Associação Instrutiva José Bonifácio de Santos – AIJB”. Também acompanhou o grupo, a estudante do curso de História e bolsista do Programa de Iniciação Científica, Gabriela Cordeiro Santos.