
Estudantes do 1º semestre do curso de História realizaram visita técnica no Museu do Café, na Bolsa do Café em Santos, no sábado (15). Como parte do desenvolvimento do projeto “Museu do Café: lugar de Memória e História”, da Pesquisa Curricularizada da Graduação (PCG), a proposta foi conhecer os espaços e promover a reflexão sobre o papel da memória e a escrita historiográfica, por meio da pesquisa de aspectos da história.
Para o PCG, sob orientação do professor mestre Paulo Fernando Campbell Franco, da disciplina “Introdução aos Estudos Históricos”, os estudantes irão: identificar e analisar os principais aspectos da historiografia cafeeira brasileira, identificando a influência na arquitetura, arte, culinária e costumes, como fontes possíveis da produção historiográfica; analisar as transformações urbanas e econômicas de Santos e região decorrentes do ciclo do café, e desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação ao preparar relatórios e apresentações baseados a pesquisa acerca da história da Bolsa do Café e do Museu do Café, em Santos.

“A proposta da atividade de pesquisa, ao articular museu e memória, busca refletir acerca dos desafios que os estudiosos da história enfrentam na relação entre história e memória. De fato, se considerarmos que a memória, um fenômeno passível de mudanças, está sempre em construção, seremos capazes de compreender que ela está sujeita a assimilar da mesma forma tanto fatos verdadeiros como falsos”, explica o professor Paulo Campbell.
Segundo ele, essas circunstâncias não diminuem o valor da memória como objeto de estudo. Pelo contrário, elas reforçam que é preciso “ter em mente que a memória não é e nem deve ser considerada como um atributo objetivo e que a noção de verdade que aí tem lugar é a de uma verdade subjetiva. É com essa perspectiva que a visita guiada ao Museu do Café propôs aos estudantes um desafio, ou seja, questionar as ausências, silenciamentos e exclusões no espaço do Museu do Café”, finaliza.