PESQUISA- Estudantes de Ciências Biológicas realizam visita técnica para desenvolverem projeto

Estudantes e docentes do curso de Biologia

Com o objetivo de coletar informações para o desenvolvimento de projeto interdisciplinar, os estudantes do 7º semestre do curso de Ciências Biológicas realizaram uma visita técnica, no dia 29 de março, no bairro da Alemoa, em Santos. Os futuros biólogos observaram alguns exemplares de fauna silvestre, como o jacaré de papo amarelo da espécie Caiman latirostris, encontrado na lagoa.

Jacaré do papo amarelo foi avistado em lagoa no bairro da Alemoa

Acompanhados pelos professores doutor Luiz Felipe de Almeida Duarte e mestre Fernanda Augusto Moschetto, o projeto envolve as disciplinas de Caracterização de Vegetação para Estudos de Biodiversidade, Caracterização de Fauna para Estudos de Biodiversidade, Legislação Ambiental, Gestão Ambiental e Unidades de Conservação, Tópicos em Ecologia e Projeto Integrado IV.  O objetivo é capacitar os alunos no desenvolvimento de estudos técnicos e científicos para subsidiar a implantação e a operação de empreendimentos que exigem licenciamento ambiental e com potencial de ocasionar impactos.

Vista de parte da área visitada na Alemoa

PROJETO – Para o andamento do projeto os estudantes foram divididos em grupos, em que irão considerar a situação hipotética de atuarem em uma empresa de consultoria ambiental contratada para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). A partir dos resultados, os futuros biólogos precisarão elaborar um diagnóstico biótico integrado para o licenciamento do local de pesquisa.

Além das atividades de campo, a ação visa identificar e caracterizar as Unidades de Conservação (UCs) que estão próximas à área dos empreendimentos e descrever os possíveis impactos ambientais que podem afetar os Planos de Manejo destes locais.