Do 6º semestre do curso de Psicologia, Thayná Quinto Santos Souza foi uma das premiadas no 17º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), realizado nos dias 24 e 25 de novembro. A sua pesquisa “Desafios e Perspectivas na Implantação de um Serviço Voluntário de Leitura para Cegos em uma Universidade Privada de Santos-SP” está entre as melhores, na área das Ciências Humanas e Sociais.
Orientada pela professora doutora Silvia Regina Viodres Inoue, a pesquisa de Thayná Souza, bolsista do CNPq, buscou implantar em uma universidade privada de Santos, um serviço de acesso à leitura para deficientes visuais, a partir da cooperação de estudantes da instituição para atuar como leitores voluntários. Como resultado parcial, obteve-se a introdução do serviço e a elaboração de recursos para capacitar os voluntários.
“Foi uma experiência incrível”, diz Thayná sobre a sua participação no Conic. Mesmo com a sensação de missão cumprida, ficou surpresa pela classificação, considerando a quantidade de trabalhos e o nível de exigência. “Acho que o envolvimento com pesquisa, principalmente durante a faculdade, já é um diferencial muito grande no currículo e ajuda a abrir muitas portas. Vejo na UNISANTOS uma grande preocupação com isso, oferecendo oportunidades como a iniciação científica, o programa do estudante pesquisador, grupos de pesquisa, destaca.
DESTAQUE – Mais uma vez, a UNISANTOS foi destaque em número de trabalhos CONIC. No total, 12 projetos foram apresentados por estudantes bolsistas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Direito, Nutrição, Psicologia e Química. Eles são orientados por docentes-pesquisadores ligados ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci). O evento, que teve como tema central “Política e Cidadania”, é promovido pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp).