Bolsista do CNPq, Aline está envolvida com o projeto, em nível de iniciação científica, há três anos, sob a orientação da professora doutora Kátia Maria Gomes Machado, coordenadora do curso de Biologia. Em busca de material para degradar petroderivados, os estudos resultaram no isolamento de 202 microrganismos de solo de manguezal. Deste total, cinco leveduras mostraram potencial degradativo para gasolina, óleo diesel e óleo de motor.
O objetivo agora é identificar taxonomicamente essas leveduras e iniciar o estudo quantitativo da degradação de petroderivados. Para as análises, Aline ressalta que a infraestrutura do Instituto de Pesquisas Científicas (IPECI) tem sido fundamental. Como parceiros, também fizeram parte a professora doutora Elen Aquino Perpetuo, do Cepema – Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente), da USP, com o apoio à técnica de cromatografia gasosa, e Carlos Augusto Rosa, da Universidade Federal de Minas Gerais, na identificação das leveduras pela técnica da biologia molecular.
Segundo Aline, este estudo será o objeto de pesquisa do seu Trabalho de Conclusão de Curso.
CRBio-01– O curso de Ciências Biológicas da UNISANTOS marcou presença no congresso do CRBio- 01 . Onze projetos foram apresentados durante o evento. Eles foram desenvolvidos pelas disciplinas de Projeto Integrado (Microbiologia, Microbiologia Ambiental, Botânica e Zoologia) e por alunos da Iniciação Científica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), parceria exclusiva entre a UNISANTOS e Capes/MEC.