Fruto de intenso trabalho de pesquisa e atuação na prática profissional, a obra Engenharia Portuária, do professor do curso de Engenharia Portuária da UNISANTOS, engenheiro Paolo Alfredini, foi lançada no dia 14 de maio, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos. Editada pela Blucher, em parceria com a bióloga Emilia Arasaki, a publicação já é considerada um marco na área da Engenharia.
Dividido em 25 capítulos, o livro traz o Panorama Aquaviário do País. Nas duas primeiras partes, a Hidráulica Marítima e a Hidráulica Fluvial apresentam os principais conceitos e características naturais a serem considerados para a navegação. Nas duas partes seguintes, as Obras Portuárias e Costeiras, e as Obras Hidroviárias, é apresentada a aplicação prática do conhecimento em projetos, com destaque para canais, quebra-mares, métodos construtivos aplicados em portos modernos do Brasil e do exterior, entre outros.
Com 1.307 páginas, apresenta uma série de mapas, tabelas, fotos e gráficos. “Esta obra do professor Paolo Alfredini se enquadra entre aquelas que marcam a Engenharia nacional. Conteúdo de alta densidade intelectual e atualidade tecnológica, fruto de uma vida dedicada à hidráulica da natureza presente nos mares e rios”, destaca, na apresentação da obra, o diretor da Escola Politécnica da USP, professor José Roberto Cardoso.
Autores – Engenheiro Civil, Paolo Alfredini é mestre e doutor em Engenharia Civil-Hidráulica e livre-docente em obras hidráulicas fluviais e marítimas pela Escola Politécnica da USP. A bióloga Emilia Arasaki é mestre em Ciências, doutora em Engenharia Civil-Hidráulica, pós-doutora em Engenharia Civil.