Visando estimular a criatividade e a aplicação de conceitos nutricionais, os alunos do 6º, semestre do curso de Nutrição apresentaram, no dia 23 de novembro, os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Nutrição Aplicada ao Marketing, ministrada pela professora e coordenadora do curso de Gastronomia, Rosangela Bampa Schattan.
Resultado de um semestre de estudo dos conceitos de marketing e referências na criação de produtos inovadores, os alunos elaboraram pratos saudáveis, colocando em prática não só o aprendizado nutricional, mas os princípios de promoção, mercado, comportamento dos consumidores e resoluções dos órgãos reguladores.
Entre as novidades, o salgadinho de legumes com sabores de abobrinha, cenoura e mandioquinha, elaborado pelas alunas Andressa Cardoso, Nathalia Fonseca, Paula de Lima e Priscila Silvia, tem o objetivo de estimular hábitos saudáveis nas crianças. Para elas, as técnicas de marketing ajudam a pensar no produto para o mercado. “Essa disciplina agregou muito na minha profissão. É um contato inicial com o marketing muito interessante”, disse Paula.
Com a bolacha recheada sem glúten e sem lactose, as alunas Gabriela de França Carvalho Ribeiro, Juliana Silva Galindo e Lívia Angélica Rocha Leite buscaram alternativas para o preparo, com farinha de arroz, farinha de mandioca, farinha de soja, farinha de milho, fécula de batata, creme de soja e alfarroba, que substitui o chocolate.
Opção para os vegetarianos, as alunas Gyslaine Pequeno Araújo, Jéssika da Silva Rocha e Maria Fernanda Ramos produziram o hambúrguer de soja com legumes. Jéssika, que atua no Programa de Iniciação Científica da Católica, destaca a importância da disciplina. “O primordial foi aprender sobre legislação e como se divide o mercado. Vimos que criar um produto não é tão simples, há uma legislação bem rígida e muito estudo por trás do produto”.
Para a professora responsável, os trabalhos dos alunos cumprem o objetivo de entender o mercado e apresentar soluções saudáveis, juntando todo o conteúdo científico pesquisado durante o curso. “Essa disciplina faz com que o aluno se diferencie, pois aumenta a probabilidade de contratação quando o profissional conhece o mercado e os consumidores”, diz.
Outros pratos elaborados
Iourgute de panetone – Elaborado pelas alunas Alicia Matias Walfall, Amanda Cristina Lourenço, Camila Vicente Ribeiro e Vanessa de Souza Varela, possui probióticos que regulam o intestino.
Petit gateau com biomassa de banana verde – Elaborado pelas alunas Andressa Natário, Carlos Ari Pedroso de Camargo, Márcia da Silva Soares do Espírito Santos, Marina Garcia e Priscila Oliveira, reduz em 50% a quantidade de farinha de trigo.
Almô,ndega de carne, fígado de frango e farinha de aveia – Elaborada pelas alunas Clarissa Carlos Rodrigues dos Santos, Maria Fernanda Fernandes Araújo, Mylena Capello Negrine e Sibila Caldeira, é rico em ferro e vitamina A.
Patê à base de iourgute e ricota – Elaborado pelas alunas Daniela Francisco Prieto, Flávia Veloso Nogueira e Letícia Ferreira da Silva, possui alto valor protéico e baixo teor de gordura.