A professora, que integra o Núcleo Telessaúde São Paulo, explicou o funcionamento do telessaúde, uma iniciativa de apoio e capacitação por meio do uso da tecnologia para teleducação interativa e teleassistência formativa, podendo assim melhorar o atendimento ao paciente. Na oportunidade, os profissionais puderam tirar dúvidas e questionar sobre os recursos tecnológicos e disponibilidade para as atividades.
Do Núcleo Telessaúde UNSIANTOS, o professor doutor Paulo Ângelo Lorandi disse que os cursos terão duração de 30 horas, ou seja, 10 semanas, e será dividio em três módulos. Ao final de cada módulo, haverá três atividades: um vídeo, uma leitura obrigatória e um teste. Na sequencia, haverá um período de teleconsultoria. “Nós temos a missão de participar do desenvolvimento dos profissionais da saúde em nossa região”, enfatizou o professor, em nome da Universidade.
O professor Paulo Lorandi disse ainda que existe a vontade de implantar uma webclínica intra e intermunicipal, garantindo a participação no projeto de outros municípios. “Muitas pessoas transitam em dois ou três municípios em um só dia, por conta do trabalho, da escola, por isso não podemos pensar no município como um só”.
Participaram da reunião, a pró-reitora acadêmica, professora mestre Roseane Marques da Graça Lopes, professores da UNISANTOS que integram o telessaúde, o secretario municipal de saúde de Santos, Marcos Estevão Calvo, o diretor executivo do Hospital Emílio Ribas, Anísio de Moura, e representantes das secretarias municipais de saúde da região.
Telessaúde UNISANTOS – O Núcleo Telessaúde UNISANTOS foi criado em dezembro de 2011, a partir de um convênio formalizado com o Núcleo São Paulo/Telessaúde Brasil, da Faculdade de Medicina da USP. Das áreas da Saúde e da Comunicação, integram o núcleo os professores Mô,nica Lourenço das Neves (diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde), Paulo Ângelo Lorandi (Farmácia), Lourdes Conceição Martins (Mestrado em Saúde Coletiva), Luzana Mackevicius Bernardes (Enfermagem), Cezar Henrique de Azevedo (Nutrição), César Bargo Peres (Comunicação) e Paulo Roberto Bö,rnsen Vibiam (Comunicação).