ONU – Estudantes de Graduação e do Ensino Médio aprovam resolução do Brasil e Argentina sobre o conflito na Faixa de Gaza, em assembleia do Modelo das Nações Unidas (MONU)

 

Retirada de todos os reféns sobre o controle do HAMAS, condenação total do HAMAS e cessar fogo por um período de seis semanas. Em seguida, a criação de um corredor humanitário e a posterior criação de uma missão de paz no território de Gaza, sob administração da ONU, liderada pela Jordânia, Brasil e Argentina. Esta foi a resolução apresentada pelo Brasil e Argentina, aprovada pelo Conselho de Segurança, em mais uma edição do Modelo das Nações Unidas (MONU), simulação de uma assembleia da ONU promovida pela UNISANTOS, no último dia 5.  Desta vez, o tema da reunião foi “Faixa de Gaza: território em disputa e violação de direitos humanos”.

 

Debate foi marcado por acusações entre os países

O evento contou com 40 estudantes dos cursos de Graduação e do ensino médio, que integraram 15 delegações de países membros da ONU.  Durante 10 encontros, eles foram preparados para simulação da assembleia, com foco nos aspectos geopolíticos, econômicos e culturais. O evento foi aberto ao público e contou com a presença de familiares, amigos, docentes e alunos de diferentes cursos.

 

O MONU é um subprograma do Programa de Educação Científica da UNISANTOS, ligado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci). Ele é coordenado pela professora mestre Melissa Mendes Caputo Vicente, do curso de História, e pelo professor doutor Thiago Ribeiro Babo, do curso de Relações Internacionais.

 

Delegações durante votações das resoluções

DEBATE – Durante o debate, as delegações de Israel e Palestina foram os que mais se pronunciaram. Entre ataques e defesas, Israel pediu o cessar fogo, retirada de tropas e liberação dos reféns. Já a Palestina requisitou o reconhecimento do país como estado soberano.

 

Em momentos acalorados da discussão, as delegações do Brasil, China, Rússia e Estados Unidos também se posicionaram. A China foi acusada de defender Israel, mas fazer o mesmo com Taiwan. Americanos e brasileiros pediram a paz permanente e o resgate dos reféns. Por fim, a Rússia foi acusada de hipocrisia ao pedir paz, enquanto é governada por Putin, que não defende a democracia.

 

Daniela Moura
Yasmin Carvalho

ENSINO MÉDIO – Estudante do ensino médio do Liceu Santista, Daniella Moura Falcette fez parte da delegação da França e disse que os encontros foram de muito aprendizado para o debate, inclusive com ensaios para o evento final.  “Conheci muita gente nova, inclusive com mais experiência do que eu. Pessoas que eram da minha escola e eu não conversava. Foi muito legal. O MONU é uma experiência fantástica e é organizado por pessoas que têm muita paixão pelo que fazem”, contou a aluna que pretende cursar Relações Internacionais. Ela já conhecia o Programa de Educação Científica da UNISANTOS, pois fez Iniciação Científica, no ciclo 2022/2023. Orientada pelo professor doutor Cesar Bargo Perez, desenvolveu a pesquisa “Laços Culturais: como o patrimônio fortalece o sentimento de pertencimento”.

 

Lucas Flores
Rafael Lopes

Representando a Palestina, a estudante do ensino médio do Colégio Dr. Reynaldo Kuntz Busch, Yasmin Raissa Fernandes de Carvalho, disse que sua preparação foi bem tranquila. Para ela, o MONU é muito interessante para desenvolver a comunicação, principalmente para quem é mais tímido. Lucas Flores Mafra representou o Reino Unido. Estudante do ensino médio do Liceu Santista, ele contou que a experiência foi muito interessante, pois houve bastante diálogo e a possibilidade de desenvolver estratégias para o evento final.  “Estou muito feliz de ter participado”, destacou.

 

Estudante do ensino médio do Colégio Presidente Kennedy, Rafael Quintal Lopes teve interesse pelo MONU porque sempre gostou discutir as questões geopolíticas. No ano passado, ele participou do Câmara Jovem de Santos, inclusive propondo adicionar um inciso à lei 3.187, que trata dos temas transversais da Educação. “Por ter gostado da experiência do debate na Câmara Municipal, quando soube dessa oportunidade decidi vir porque eu gosto de me posicionar. O MONU aborda matérias que eu gosto na escola. Pude aprender bastante. Ter esse aprendizado foi muito importante para o meu futuro profissional”, disse o representante da delegação dos Estados Unidos.

 

Nicolle Camargo
Antônio Andrade
Thiago Vieira

GRADUAÇÃO – Do 1º semestre de Relações Internacionais, Nicolle Carmen Camargo integrou a delegação da Arábia Saudita. Ela destacou que o MONU foi um dos motivos que a fez escolher a UNISANTOS.  “Participar deste evento era algo que eu queria há muito tempo e agora estou tendo a oportunidade. A nossa preparação teve muito estudo. A Arábia Saudita era um país que eu já estava estudando dentro de um grupo de pesquisa da Universidade e fui agraciada em representar o país”, disse a estudante.

 

Do 1º semestre do curso de História, Antônio Muniz de Andrade integrou a delegação do Reino Unido. Ele decidiu participar do  MONU porque sempre se interessou pela relação geopolítica entre os países. “Valeu muito a pena a experiência. Sempre acompanho as notícias sobre os conflitos internacionais e aprendi muito aqui”, ressaltou.

 

Participando pela terceira vez do MONU, o estudante do 5º semestre de Relações Internacionais, Eric Santos, fez parte da delegação da Alemanha. Ele disse que o grupo se preparou de forma intensa porque considera como essencial a aprovação de uma resolução que possa por fim ao conflito. “Buscamos muitas informações e notícias para a realização de um excelente debate”, contou.

 

Eric  Santos
Giovana Silva
Salwa Riad

“Foi muito dinâmico. Tem tudo a ver com as relações internacionais. Valeu muito a pena. Se tiver oportunidade, faço novamente”, disse a estudante do 1º semestre de Relações Internacionais, Giovanna Angel Campello da Silva. Ela integrou a delegação da França.  Apesar de optar pelo curso de Direito, o estudante do 1º semestre, Thiago Cesar Vieira gosta muito da área de relações internacionais. Quando viu a possibilidade em um cartaz no quadro de avisos da sua sala, não pensou duas vezes e se inscreveu. “Agora eu consigo entender melhor cada um dos atores neste conflito, as questões que envolvem o posicionamento dos países. Valeu muito a pena e faria de novo”, explicou.

 

“Não é só porque eu estou na área de TI que não possa investir em outras áreas. Quero me preparar também enquanto pessoa. A gente tem que conhecer todas as áreas”, disse a estudante do 1º semestre de Sistemas de Informação, Salwa Riad El Malt, que foi atraída também pelo tema porque é de família árabe e já morou no Líbano. Da delegação dos Estados Unidos, considerou que o aprendizado foi muito significativo.

 

 

Caracterização
Análise de Política Externa
Equipe Debatedora

PREMIADOS – Ao final do debate foram premiados:

Melhor Caracterização: Nicolle Carmen Camargo (Relações Internacionais), Henrique Teixeira Ferreira Soares (Liceu Santista) e Anna Julia Dias de Oliveira (Liceu Santista).

Melhor Equipe Debatedora: Vinicius Ribeiro Teixeira Silva  (Relações Internacionais) e Rafael Quintal Lopes  (Colégio Presidente Kennedy).

Melhor Análise de Política Externa: Guilherme Vianna de Almeida (Relações Internacionais), Raul Agostinho de Souza (Colégio Dr. Reynaldo Kuntz Busch) e Anna Luiza de Souza Bernardes (Colégio Dr. Reynaldo Kuntz Busch).

 

 

 

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