MEIO AMBIENTE – Seminário do Ipeci proporciona viagem, do Nordeste ao Sul do Brasil, com foco nos biomas

Professor andou mais de 9.000 km registrando série “Viajando com a Fitogeografia”

“Um biólogo viajando pelas estradas do Nordeste ao Sul do Brasil”. Este foi o Seminário do Ipeci, realizado em 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo professor doutor Rodrigo Trassi Polisel, docente do curso de Engenharia Ambiental e coordenador do curso de Ciências Biológicas da UNISANTOS. Promovido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), o evento, realizado por meio digital, apresentou as diferentes paisagens e aspectos vegetativos pelo País através de vídeos, fotos e mapas.

Doutor em Biologia Vegetal, o docente apresentou diversos vídeos da série “Viajando com a Fitogeografia”, que mantém em seu canal no Youtube, intitulado “Rodrigo Polisel – Brasil Bioma”. Zona da Mata, cerrado, caatinga e pampas foram alguns dos biomas apresentados pelo biólogo durante o seminário. A expedição rodoviária, que totaliza mais de 9.000 km rodados, expôs diversos espécimes da flora brasileira, mostrando a vasta diversidade da vegetação no Brasil. “Basicamente, as nossas férias, minha e da minha esposa, é pegar o carro e ir para a estrada, levar uma câmera, pegar o mapa de biomas do IBGE e ver o que a gente encontra”, explica ele.

Diferentes biomas e tipos de vegetação foram apresentados

Além de explicar os tipos de solo e as diferentes formas de vegetação, cada uma propícia para a adaptação ao seu bioma, Rodrigo também destacou a importância da pesquisa in loco para mapear uma área. O biólogo explicou que muitas vezes as interpretações das áreas de vegetação são feitas por meio de pesquisas e fotos (geralmente geradas por satélite), o que impede uma avaliação precisa como as realizadas presencialmente.

Por fim, Rodrigo ressaltou a importância de se trabalhar com a natureza e investigar as mudanças e variações da flora de um país tão rico como o Brasil. “É maravilhoso trabalhar com o meio ambiente, com as áreas naturais, conhecer paisagens. É algo que me fascina. É gostoso ter noção de uma espécie e de outra, saber como cada uma se distribui”, conclui.

SEMINÁRIOS – Os Seminários do Ipeci são eventos mensais que têm como objetivo aproximar estudantes e docentes de temas  técnicos e científicos relacionados às diferentes áreas do conhecimento. Aberto a toda comunidade acadêmica, tem como foco os estudantes do Programa de Educação Científica de Graduação e do Ensino Médio.