MEC – Estudantes da UNISANTOS apresentam, em Brasília, trabalhos relacionados ao programa nacional de fomento e indução da inovação voltado para formação de professores  

Estudantes com professora Rosângela Campanhã durante o evento

Estudantes da UNISANTOS estiverem em Brasília, nos dias 9 e 10, em evento na sede do Ministério da Educação. Por meio de banners, eles apresentaram trabalhos relacionados ao Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com Ênfase na Educação Integral (Prilei).

 

Pró-reitora de Graduação, a professora doutora Rosângela Ballego Campanhã participou do evento, compartilhando a experiência da UNISANTOS no Prilei. Apresentaram trabalhos os estudantes Thiago Alves Silva, do curso de Ciências Biológicas; Marcia Dolores Lopez Fernandez Alvarez, do curso de Pedagogia; Leonardo Amaral Nascimento, do curso de Matemática; e Ana Paula Dantas Pereira, do curso de Letras.

 

Em Ciências Biológicas, foram apresentadas as atividades desenvolvidas nas disciplinas de Ecologia Geral e Laboratório de Ensino: Ecologia. Um dos estudos foi a análise do crustáceo Callichirus corruptus, conhecido como corrupto, frente a fatores bióticos e abióticos, nas praias de Santos e São Vicente. O outro foi a experiência de realização de oficinas sobre o mundo biológico invisível de praias arenosas, para 100 estudantes de ensino fundamental (anos iniciais), 40 estudantes do Ensino Fundamental II e 70 estudantes do Ensino Médio.

 

Do curso de Matemática, foi apresentado um estudo sobre a Geometria na perspectiva de utilização de jogos nas aulas de matemática, o que implica em uma mudança significativa nos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, visando a compreensão do ensino em geometria plana, por meio de estudo bibliográfico com a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), levantamento de artigos científicos e trabalhos acadêmicos referentes à geometria plana, discussão e problematização de livros didáticos quanto ao ensino do conteúdo, e investigação quanto aos métodos empregados por seus autores para validação de suas teses.

 

Primeira à esquerda, professora Rosângela Campanhã compartilhou a experiência da UNISANTOS

Em Letras, foi apresentada a Prática Curricularizada de Extensão (PCE), denominada “Práticas Colaborativas: diálogo entre universidade e escolas de ensino médio”. Para isso, foram realizadas duas oficinas. A “NTJ: Vai ter que tankar o clássico brasileiro”, que uniu literatura clássica e cultura digital por meio da criação de memes, e a “Fake News e Linguagem Persuasiva”, que abordou o pensamento crítico e a análise de notícias falsas. O trabalho contou com observação direta, registro das atividades, além de relatos dos professores supervisores e os alunos participantes.

 

Já o curso de Pedagogia apresentou uma prática extensionista desenvolvida na Brinquedoteca “Professora Júlia Sérgio”, onde foram realizadas diversas atividades durante o ano com estudantes da rede pública de ensino, com foco no evento “UniSantos Kids”, que ocorreu na semana comemorativa ao Dia da Criança. Entre os objetivos estavam: oportunizar a compreensão na unidade teoria e prática na formação inicial do pedagogo, futuro professor de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; e potencializar vivências de pesquisa e extensão universitária que possibilitem a reflexão, o conhecimento e o planejamento de ações inovadoras no processo de ensino e aprendizagem.

 

PROGRAMA – O Prilei é operacionalizado por meio de instituições de ensino superior que ofertam cursos de pedagogia e licenciaturas específicas e/ou interdisciplinares, organizadas em redes formadas por instituições federais, estaduais e privadas sem fins lucrativos. No caso da UNISANTOS, a parceria é com a USP e a Universidade Federal do ABC.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!